Ensino Básico (8.º e 9.º anos).


- Promover o gosto pela leitura e expressão do discurso poético.

- Articular as atividades da biblioteca escolar com as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português.

- Estabelecer parcerias com associações culturais da comunidade local (Companhia de Teatro Experimental de Poiares).

- Fomentar a partilha de aprendizagens e atividades culturais com a comunidade, afirmando a palavra poética no espaço público.


Durante os últimos dois anos a Companhia de Teatro Experimental de Poiares tem desenvolvido uma parceria com a biblioteca escolar e os docentes da disciplina de Português que lecionam o terceiro ciclo, a partir de uma proposta inicial aceite pela autarquia.

Essa parceria traduz-se na deslocação da referida companhia de teatro às aulas da disciplina de Português e ao “Clube de Poesia e de Contadores de Histórias”, no sentido de fomentar o interesse pela leitura de vários tipos de textos e na promoção de uma boa fluência verbal e dicção.

Há dois anos que essa atividade decorre de forma presencial, com uma periodicidade e intervenção curricular mensal/ bimensal em cada uma das turmas do terceiro ciclo e no Clube de Poesia e de Contadores de Histórias.

Com os constrangimentos da pandemia do COVID-19, as sessões passaram para o formato virtual e tem sido preparada a comemoração do Dia da Poesia, comemorado a 21 de março.

Pela segunda vez (a primeira iniciativa realizou-se em 2019), os alunos do terceiro ciclo sairão da escola com os professores e dirigir-se-ão para o centro de Vila Nova de Poiares, ocupando vários espaços e dizendo poemas de autores portugueses e da lusofonia.

Os alunos que frequentam o Clube de Poesia e de Contadores de Histórias acompanham e articulam a sequência temporal dos momentos poéticos, dizendo a última sequência de poemas, em frente ao edifício da autarquia.

Serão 155 alunos e respetivos professores espalhados por vários locais a dizerem poesia, além do inestimável apoio da Companhia de Teatro Experimental de Poiares.

Foi feita a divulgação do evento, o qual poderá vir a ser transmitido no Facebook.

 

Nota: Poderiam ser colocados QR codes pelos vários edifícios da vila, informando os habitantes e comunidade, quanto aos textos ditos e divulgados, bem como quanto à biografia e obras dos autores homenageados.


Poemas, espaço de Vila Nova de Poiares, coluna de som, microfone.


Madeira dos Cruz, Ana & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.

Fonte da imagem: White, B. (2016). Unsplash. https://unsplash.com/photos/71m5tYJZADw

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard