2.º Ciclo do Ensino Básico, podendo ser realizada no 1.º e 3.º ciclos com adaptações.
- Promover o património (cultural, natural, material e imaterial) de Olhão, Algarve;
- Incentivar o pensamento crítico, levando os alunos a questionar e a imaginar o seu território;
- Desenvolver competências de investigação e recolha de informação;
- Explorar e promover expressões artísticas (plásticas, dramáticas, musicais…).
1ª Sessão
Contar aos alunos a Lenda do Arrául relacionada com o território de Moncarapacho, Cerro da Cabeça e formação das ilhas barreira.
Explorar vários momentos da narrativa através de jogos de movimento e som: jogo de movimentos em bando, jogo de mímica, jogo de fotografia humana.
Exemplos de jogos e experiências de movimento, representação e música:
2.ª Sessão
Após ouvirem a lenda, os alunos irão recontá-la de forma interativa.
Divide-se a turma em 5 grupos, cada grupo recebe um excerto da lenda e tem uma hora para o representar através de um produto de expressão artística: canção, spot radiofónico, dramatização, dança, instalação.
3.ª e 4.ª Sessões
A biblioteca escolar, em parceria com a disciplina de Ciência da Natureza, incentiva e apoia a realização pelos alunos, reunidos em grupos, de pesquisas sobre as ilhas barreira, sua flora e fauna.
Apresentação dos trabalhos.
5.ª Sessão
Na biblioteca escolar, em parceria com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, os alunos selecionam imagens do património material da região e exploram-nas graficamente usando várias técnicas.
6.ª Sessão
Pegando nos produtos de expressão artística criados nas 2.ª e 5.ª sessões, criar com os alunos uma linha narrativa para a apresentação de um hapenning na escola, criado a partir dos exercícios explorados a partir da lenda.
Depois de vários ensaios será feita a apresentação do hapenning à comunidade escolar.
Nota: Esta atividade está a ser colocada em prática na Escola EB2,3 António João Eusébio, Moncarapcho, com a turma B do 6.º ano e com o concelho de turma.
- Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão. (2021). https://www.olhaocubista.pt/
- Tapadinhas, H. (2020). Contos do Mago - Narrativas e percursos geológicos. https://pubhtml5.com/qutp/yzfa/basic
Rosa, Inês & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.
Fonte da imagem: Ribeiro, S. (2021). “Caminho das lendas, Olhão, Algarve”, in: Tudo serve de pretexto para viajar. https://www.viajecomigo.com/2021/06/10/caminho-das-lendas-olhao-algarve/