2.º Ciclo do Ensino Básico
- Reconhecer património histórico local e nacional;
- Trabalhar entre pares de forma colaborativa e participativa;
- Conhecer fontes de informação (impressas ou digitais) adequadas ao tema de pesquisa e ferramentas de pesquisa, organização e partilha de informação.
Propõe-se aos alunos a oportunidade de desenvolver a criatividade criando o seu próprio módulo e padrão de azulejo.
Deverão fazer pesquisas na página em linha Europeana sobre azulejos de padrão em Portugal e visitas a edifícios locais com azulejos de padrão portugueses (exemplo: interior da igreja Matriz e exterior de habitações), desenvolver competências de repetição e rotação de uma imagem concebida previamente por eles e produzir cartazes de sensibilização para preservação dos azulejos portugueses.
A colaboração e comunicação assumem um papel muito significativo. Os alunos trabalharão em equipas, discutindo as suas ideias e escolhas e criam colaborativamente.
Os docentes envolvidos são o professor bibliotecário, de Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Visual.
As etapas a desenvolver são as seguintes:
Computadores, internet, páginas na internet de referência sobre o tema (Europeana); ferramentas digitais (Padlet, Quiziz, Genially, Canva, etc.); livros, lápis de carvão, lápis de cor, papel, régua e esquadro.
Carvalho, Paula & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.
Fonte da imagem: Europeana. (2021). Art: Azulejos. https://www.europeana.eu/pt/collections/topic/190-art?page=1&view=grid&query=azulejos