Carta Universal de Deveres | Artigo 9

“Todas as pessoas têm o dever e a obrigação de, dentro das suas condições e possibilidades, participar responsavelmente nos assuntos públicos e na tomada de decisões coletivas.”

Fundação José Saramago. (2017). Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos. https://www.josesaramago.org/carta-universal-dos-deveres-e-obrigacoes-dos-seres-humanos 

Desafio

Etapa 1. Em grande grupo e sem consultar qualquer documento, enuncie, de acordo com a sua consciência e sentimento, um dever ou obrigação fundamental do ser humano (até 50 palavras) e partilhe-o num Padlet colaborativo.

Etapa 2. Cada elemento do grupo escolhe um dever enunciado por um colega.

Etapa 3. Analisando o texto da Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres  Humanos, cada elemento seleciono o artigo a que o conteúdo desse dever corresponde/ se assemelha.

Etapa 4. Transcreva o texto fundamental do artigo da Carta Universal no Padlet colaborativo, debaixo do dever enunciado pelo colega na etapa 1.

Etapa 5. Que conclusão pode tirar sobre o conteúdo da Carta Universal? Exponha-a as suas ideias, oralmente e em grupo, ou partilhe-as no Padlet, debaixo da secção onde expressou, na etapa 1, o seu dever (até 60 palavras).

NOTA: Esta atividade também pode fazer-se com post it.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard