Contextualização

O ano letivo 2019-2020, vivido em confinamento e aulas a-distância desde fevereiro, deixou lacunas graves nas aprendizagens dos alunos.

Considerando estas dificuldades, na preparação de 2020.21 revelava-se necessária uma ação muito sistemática e estruturada para esbater diferenças entre os alunos que participaram regularmente nas atividades promovidas pela escola e os que tiveram maiores dificuldades de contacto e acompanhamento. Urgia amparar as crianças e jovens mais frágeis, aqueles que tinham sido mais negligenciados ou que pelas suas características específicas têm habitualmente maior dificuldade em responder às solicitações da escola.

Sendo indispensável que cada escola elaborasse o seu plano de atuação relativamente a estas necessidades, a biblioteca surgiu, naturalmente, como uma estrutura indispensável para coadjuvar os diferentes atores deste processo e contribuir para a consecução das metas traçadas por cada escola, pois é um espaço de construção do conhecimento, capaz de promover não só o acompanhamento curricular e das aprendizagens dos alunos, mas também a formação para as literacias, consentâneas com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais.

Assim, fosse no âmbito de atividades curriculares em concreto, de apoios pedagógicos, do Apoio Tutorial Específico, de programas de Mentoria a implementar ou de outras soluções existentes ou criadas pela escola, foi, como sempre, possível contar com a biblioteca.

En novembro de 2020, a RBE fez um trabalho de recolha, vidando destacar as práticas que estavam a ser implementandas nas e com as bibliotecas para a recuperação e consolidação das aprendizagens. São essas práticas que se divulgam, como exemplo, nesta secção.

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