Breve descrição

A turma do 4º ano tinha feito um poema coletivo sobre a lenda de Santarém que era para ser apresentado no evento comemorativo do Dia da Família.
 
Os ensaios da sua declamação já tinham começado, aquando do encerramento das escolas.
 
Houve, então, que repensar a atividade: foi criado um ppt, com as várias partes do poema. Cada diapositivo ficou da responsabilidade de dois alunos (um gravou a declamação daquela parte do poema e outro ilustrou -a).
 
 

As Ordens Religiosas em Santarém

As turmas de 3º e 4º anos estavam a construir um filme como trabalho final sobre o trabalho de pesquisa realizado ao longo do ano: "As Ordens Religiosas em Santarém".
 
Este filme, além de partes gravadas na escola, tinha outras partes que iam ser gravadas por alguns alunos junto a monumentos de referência, e pretendia-se que fosse apresentado no evento comemorativo do Dia da Família.
 
Houve que repensar a atividade e pensar-se noutro trabalho final: construiu-se um Sway com a colaboração de todos os alunos e partilhado com a comunidade educativa.
 
Ver o recurso produzido
 

Pozinhos de Bondade

Pretendia-se a construção de um livro digital com uma história da autoria dos alunos. Assim, construiu-se uma apresentação digital com elementos orientadores da narrativa.
 
A primeira etapa foi o preenchimento dos primeiros diapositivos com ideias para esses elementos. Assim, numa aula online, os alunos apresentaram sugestões de personagens, da sua missão, de espaços., etc.
 
De seguida, distribuiu-se, por vários alunos, a tarefa de desenharem as personagens para constarem logo nas páginas iniciais, para que quando precisassem de as desenhar novamente, elas tivessem sempre os mesmos traços, as mesmas características.
 
Posteriormente, em trabalho autónomo, cada aluno teve a responsabilidade de escrever uma parte da história e de fazer a sua ilustração.
 
Ver o recurso produzido

 


Mais informação

Diferentes atividades destinadas a diferentes anos de escolaridade.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard