Iniciativas > Outras iniciativas

Lançamento do livro "Navio Mistério - a Nau do Trato"

Sessão de lançamento

Decorreu no dia 23 de setembro de 2021 das 11:00h às 12:30h, no Auditório do CCCMacau, Rua da Junqueira, 30, Lisboa. A sessão contou com convidados que assistiram presencialmente ao lançamento, tendo sido igualmente transmitida em streaming no Facebook da RBE.

Programa


Navio Mistério - a Nau do Trato

A Fundação Jorge Álvares publicou a obra infantojuvenil Navio Mistério — a Nau do Trato, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustração de Rui Sousa, oferecendo às bibliotecas escolares exemplares desta obra.

Trata-se de uma ficção histórica centrada nas extraordinárias viagens anuais realizadas pelos portugueses entre Macau e o Japão, nos séculos XVI e XVII, a bordo do enorme navio que passou à História com a designação de Nau do Trato ou Navio Negro e figura como tema central dos magníficos biombos Namban.

O livro foi encomendado pela Fundação Jorge Álvares na intenção de interessar jovens do 3.º ciclo e eventualmente do 6.º ano, pelas peripécias aventurosas vividas por comerciantes, navegadores e missionários que participaram nesta iniciativa. Inclui uma parte informativa que permite alargar o conhecimento da ação e impacte dos missionários em terras do Oriente, num período importante da nossa História, em que os portugueses contribuíram decisivamente para mediar a comunicação entre os vários povos da Terra. 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard