Bibliotecas > Práticas

Tenho Química com a BE

A Escola Secundária de Pombal trabalha a análise e produção de textos que aliem a literatura à ciência, através da dinamização de atividades práticas e uso de estratégias diversificadas que reforcem os conteúdos científicos e valorizem questões ambientais, culturais, patrimoniais e de cidadania.

Baseia-se na participação em iniciativas da RBE e outras em que se articule o currículo e o referencial “Aprender com a BE” e na divulgação do trabalho à comunidade.
Os professores procuraram abordagens multidisciplinares para vários temas. Exemplos: a propósito da Estátua da Liberdade estudou-se oxidação-redução a par de história mundial, mitologia e arte, desenvolvendo-se competências TIC. O mesmo com o trabalho sobre Alfredo da Silva, trabalhando-se assuntos como indústrias químicas, empreendedorismo e história de Portugal. O ácido-base, e suas atividades experimentais, foi estudado com o poema "Lágrima de Preta", discutindo-se racismo e guerra colonial. 

Questão de partida
É possível desenvolver o currículo da disciplina de Química em articulação com a biblioteca escolar, promovendo-se o trabalho colaborativo entre docentes e alargando esse trabalho a outras áreas disciplinares?

Objetivo
Desenvolver competências de comunicação e competências digitais (leitura, informação, media).

Destinatários
Alunos e professores
 
Data de início
Outubro de 2019

Parcerias
Biblioteca Municipal de Pombal; Galeria do Teatro Cine de Pombal (Serviços Educativos); Instituto Politécnico de Leiria (IPL); Cientificamente Provável; aLeR+27; Plano Nacional das Artes (PNA). Disciplinas de Química; Física; Português; Inglês.    
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard