Bibliotecas > Práticas

EmBarca na Escrita

O projeto EmBarca na Escrita, dinamizado no âmbito da Candidatura 2020 «Leituras …com a biblioteca», visa o aprofundamento de uma cultura de escrita que se traduz na produção semanal de textos de diversas tipologias.

Os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário da Escola Básica Diogo Bernardes e da Escola Secundária de Ponte da Barca escrevem crónicas sobre um tema oportuno, enquadrado na rubrica «Opiniões de Segunda». Todas as semanas é selecionado um texto de qualidade e publicado através dos suportes digitais institucionais (portal e Facebook do agrupamento e blogue da biblioteca), do programa de rádio “Leituras e Companhia” e afixado em papel, nos locais com mais visibilidade da Escola. No final do ano, as crónicas são publicadas em livro digital.

A equipa da biblioteca escolar acompanha todo o processo, em articulação com os docentes titulares e de Português, e dinamiza formação sobre a notícia, recensão, crónica e argumentação.

A dinâmica foi mantida de forma ininterrupta, garantindo-se a produção do programa de rádio (sábado) e a publicação da crónica (segunda-feira), mesmo em tempo de confinamento e de pausas letivas.

Capa do livro publicado em 2019/ 2020:

Capa do livro publicado

Objetivos
1. Desenvolver competências de escrita.
2. Aprofundamento de uma cultura de escrita.
Destinatários
Alunos  do 3.º ciclo e do ensino secundário
Data de início
Setembro 2020

Parcerias
Professores titulares/ professores de Português e “Barca FM | 99.6”
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard