| 
    
       
        Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Português| Leitura em voz alta | Escrita
         
        
         
          
           
            Análise e legendagem de imagens de capas de livro.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Utilizar técnicas para organizar a informação.Compreender o processo de elaboração de legendas. Ler em voz alta.Rever e reescrever textos. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoAnálise e legendagem de imagens de capas de livro.  
       Os docentes explicam em que consiste uma legenda de uma imagem e descrevem as características do texto que as constitui.Os docentes afixam no quadro/ placar, ou projetam em formato digital, imagens de capas de livros.Em grande grupo, os alunos 
  
         observam as imagens;trocam ideias sobre o que estas representam e sobre os elementos que as constituem. 
 
  
       [Os docentes podem definir o número de elementos/ ideias de cada categoria que podem utilizar].Os docentes apresentam uma nova imagem e estabelecem categorias de análise (cada categoria corresponde a um elemento da imagem – cenário/ personagens/ ações…).
 
Em grande grupo, os alunos fazem as suas sugestões sobre os aspetos a incluir em cada categoria.
 
Individualmente, os alunos produzem legendas em que integram obrigatoriamente elementos/ ideias de todas as categorias.
  
       [O docente mostra como, ao selecionarem diferentes ideias/pontos de vista, os alunos deram orientações distintas às suas produções]Em grande grupo:
  
         cada aluno lê em voz alta a(s) legenda(s) que produziu;debate sobre as legendas elaboradas, procurando identificar aquelas que melhor se adequam às características/ funções de uma legenda.  
       Exposição da imagem utilizada e das legendas produzidas pelos alunos. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
 6. Cria textos originais em formatos variados.
 Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.
 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.
 
  | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelPortuguês 1.º ciclo 
 | 
 
     
     |   | Recursos 
       Imagens de capas de livros (para afixar ou projetar) 
 |