Quem conta um conto acrescenta um ponto
 
  AE Dr. Júlio Martins, Chaves
 
  
 
   
    
     
     | Eixo de intervenção: Socialização da leitura | 
 
    
  
 
  
 
  Objetivos
 
   
   - Desenvolver hábitos e competências de escrita e leitura.
- Promover a articulação entre todas as escolas do Agrupamento com 1.º ciclo e entre estas e a biblioteca escolar.
Intervenientes
 
   
   - 30 docentes do 1.º ciclo
- 489 alunos aunos do 1.º ciclo
- biblioteca escolar.
Descrição
 
   
   - Criação de uma história, de forma colaborativa pelas turmas de 1.º ciclo, partindo de uma ilustração alusiva à lenda flaviense de Maria Mantela.
 
 
- A ilustração foi criada propositadamente para esta atividade, pela ilustradora Carolina Castro Almeida, natural de Chaves, no âmbito da parceria estabelecida com a biblioteca.
 
 
- Foi elaborada uma lista de todas as turmas do 1.º ciclo (meio rural e urbano) ordenada alfabeticamente pelo nome da escola e por ano de escolaridade.
 
 
- Partindo da imagem, a primeira turma criou e ilustrou o início desta história, passando-a à turma seguinte.
 
 
- Cada turma, partindo da leitura do texto e das imagens que recebeu, produzidos pela(s) turma(s) que a antecedeu, deu continuidade à história, criando e registando, em suporte digital, o seu contributo de forma inteiramente colaborativa.
 
 
- Orientados pela biblioteca e por 30 docentes, as 25 turmas, num total de 489 alunos, trabalharam e desenvolveram competências de expressão escrita e artística, ao longo de 56 sessões.
 
 
- O resultado deste trabalho foi a criação de um livro digital, divulgado nos canais digitais da biblioteca.
Periodicidade
 
  Cada aluno participou, em média, em duas sessões. Em algumas turmas, atendendo às suas características e à dimensão do texto que recebiam, foi necessário desenvolver mais sessões, totalizando assim, no conjunto das 25 turmas, 56 sessões.
 
  Parcerias
 
  Ilustradora Carolina Castro Almeida
 
  Impactos
 
  Inteiramente alinhada com o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola, através da produção de recursos digitais pelos alunos, e com o PAA do Agrupamento, cujo tema central é “Minha Terra, minha gente”, esta atividade uniu as diversas escolas (alunos e docentes) em torno de propósitos comuns.
 
  Divulgação
 
  