Media | Refletir | Inteligência Artificial
Apreciação de histórias existentes na biblioteca e comparação com outras criadas por IA sobre o mesmo tema. Manifestação de preferências.
|
|
Objetivos
- Selecionar histórias.
- Escrever prompts para a IA escrever uma história.
- Comparar histórias expressando preferências.
 |
|
Desenvolvimento
- Na biblioteca estarão expostos vários livros de histórias, em prosa ou poesia.
- Os docentes:
- dialogam com os alunos sobre o que conhecem sobre inteligência artificial (IA);
- apresentam a atividade;
- formam pequenos grupos.
- Os alunos, em pequeno grupo:
- escolhem um livro e, no caso de o mesmo conter várias histórias ou poemas, selecionam o que vão ler;
- chegam a acordo sobre qual é o assunto da história ou poema;
- escrevem um prompt, de acordo com as indicações do docente.(o prompt deve indicar se querem uma história ou um poema, quantas palavras deverá o mesmo ter, a idade dos alunos a que se destina e o assunto do mesmo);
- Os docentes:
- aprovam os prompts produzidos;
- pedem ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever uma história ou um poema (se o que leram no livro for ilustrado, podem também pedir ilustrações);
- entregam o texto gerado aos alunos.
- Os alunos, em pequeno grupo:
- leem a história ou poema produzido pela IA;
- comparam-no com o poema ou história que começaram por ler;
- registam as opiniões do grupo (qual é mais interessante/ emocionante/ divertido? porquê? quais as melhores ilustrações? …).
- Em grande grupo, os alunos:
- partilham com a turma os textos lidos e as suas opiniões;
- debatem sobre questões colocadas pelo docente:
- O que torna uma história interessante?
- No futuro os escritores vão desaparecer?
- Será suficiente ter boas ideias para prompts?
- Os alunos, individualmente, escrevem uma frase sobre “O futuro das histórias”.
- As cinco frases consideradas melhores pela turma serão registadas num mural físico ou digital da biblioteca escolar.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades. 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões.  |
|
Articulação curricular possível
 |
|
Recursos
- Livros existentes na biblioteca;
- Computador ou tablet com ligação à internet.
 |
 |
Observações Esta atividade foi proposta no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), no entanto pode ser realizada noutro contexto. |