A biblioteca da Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia, está a implementar a prática : Biblioteca Escolar: capacitar para o bem-estar digital.
O ponto de partida foi um problema identificado no agrupamento de escolas, em setembro de 2023: os alunos do 1.º ciclo, nomeadamente os do 2.º ano, não possuíam competências digitais e mediáticas para realizar várias tarefas, inclusive, para realizar as provas de aferição, nesse ano letivo.
A biblioteca escolar apresentou uma proposta de articulação curricular com os professores do 2.º ano, enquadrada no referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A partir desta proposta, foi desenhado, em conjunto, um plano, com os seguintes objetivos:
A implementação desta estratégia decorre semanalmente (1hora, por turma), na biblioteca escolar, com atividades que abordam os seguintes temas:
As atividades decorrem dentro do horário curricular, com o docente titular de turma, num trabalho planificado de forma estruturada e colaborativa, incluindo os conteúdos que estão a ser trabalhados em sala de aula (Português, Matemática e Estudo do Meio).
As tarefas são colocadas, antecipadamente, no DRIVE (Google).
Os alunos acedem ao email institucional,e realizam as tarefas propostas, seja no Google Docs, Forms ou na plataforma Intuitivo. É um processo de aprendizagem e consolidação, de evolução gradual.
Todas as atividades são planificadas em articulação curricular da biblioteca escolar com os docentes das turmas, integrando excertos de obras de educação literária, potenciados na estratégia definida para a sessão.
A monitorização e avaliação do plano realiza-se em 3 fases: diagnóstico; monitorização e avaliação final, através da aplicação de um questionário em três momentos do ano letivo, da observação direta e do diálogo regular com os docentes, sobre o desenvolvimento das atividades e o impacto percecionado nos alunos.
A aplicação do questionário em três fases diferentes do desenvolvimento deste plano, permite a análise comparativa dos resultados, com vista à perceção da evolução dos alunos e à indentificação, individual, dos progressos realizados e das fragilidades, a colmatar.
Estas medidas têm contribuído para a introdução de melhorias nas estratégias e metodologias definidas a nível global e também com cada turma/aluno, conforme as situações, num trabalho regular e articulado com os docentes.
Ao longo dos dois anos de implementação desta prática:
Os recursos produzidos para as atividades, bem como o questionário de avaliação aplicado, estão disponíveis, online, na página da biblioteca escolar.
A avaliação realizada no primeiro ano de implementação foi muito positiva, conduzindo à continuidade do plano no ano seguinte, independentemente do facto de não haver provas de aferição neste ano, pois o objetivo principal desta prática é o desenvolvimento de competências de literacia mediática e digital nos alunos.
Esta prática foi distinguida com o prémio Fazer em rede: Boas Práticas em julho de 2025.