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Biblioteca Escolar: Capacitar para o bem- estar digital

A biblioteca da Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia, está a implementar a prática : Biblioteca Escolar: capacitar para o bem-estar digital.

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O ponto de partida foi um problema identificado no agrupamento de escolas, em setembro de 2023: os alunos do 1.º ciclo, nomeadamente os do 2.º ano, não possuíam competências digitais e mediáticas para realizar várias tarefas, inclusive, para realizar as provas de aferição, nesse ano letivo.

A biblioteca escolar apresentou uma proposta de articulação curricular com os professores do 2.º  ano, enquadrada no referencial Aprender com a  Biblioteca Escolar e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A partir desta proposta, foi desenhado, em conjunto, um plano, com os seguintes objetivos:

A implementação desta estratégia decorre semanalmente (1hora, por turma), na biblioteca escolar, com atividades que abordam os seguintes temas:

As atividades decorrem dentro do horário curricular, com o docente titular de turma, num trabalho planificado de forma estruturada e colaborativa, incluindo os conteúdos que estão a ser trabalhados em sala de aula (Português, Matemática e Estudo do Meio).

As tarefas são colocadas,  antecipadamente, no DRIVE (Google).

Os alunos acedem ao email institucional,e realizam as tarefas propostas, seja no Google Docs, Forms ou na plataforma Intuitivo. É um processo de aprendizagem e consolidação, de evolução gradual.

Todas as atividades são planificadas em articulação curricular da biblioteca escolar com os docentes das turmas, integrando excertos de obras de educação literária, potenciados na estratégia definida para a sessão.

A monitorização e  avaliação do plano realiza-se em 3 fases: diagnóstico; monitorização e avaliação final, através da aplicação de um questionário em três momentos do ano letivo, da observação direta e do diálogo regular com os docentes, sobre o desenvolvimento das atividades e o impacto percecionado nos alunos.
A aplicação do questionário em três fases diferentes do desenvolvimento deste plano, permite a análise comparativa dos resultados, com vista à perceção da evolução dos alunos e à indentificação, individual, dos progressos realizados e das fragilidades, a colmatar.
Estas medidas têm contribuído para a introdução de melhorias nas estratégias e metodologias definidas a nível global e também com cada turma/aluno, conforme as situações, num trabalho regular e articulado com os docentes.

Ao longo dos dois anos de implementação desta prática:

Os recursos produzidos para as atividades, bem como o questionário de avaliação aplicado, estão disponíveis, online, na página da biblioteca escolar.

A avaliação realizada no primeiro ano de implementação foi muito positiva, conduzindo à continuidade do plano no ano seguinte, independentemente do facto de não haver provas de aferição neste ano, pois o objetivo principal desta prática é o desenvolvimento de competências de literacia mediática e digital nos alunos.

Esta prática foi distinguida com o prémio Fazer em rede: Boas Práticas em julho de 2025.

Questão de Partida
Em setembro de 2023, a direção do agrupamento de escolas e a coordenação do 1.º Ciclo identificam um problema: a necessidade desenvolver competências de literacia mediática e digital nos alunos do 1.º ciclo, a partir do 2.º ano, ano em que os alunos iriam realizar provas de aferição online. Foi solicitada a colaboração da biblioteca escolar.
Objetivos
1. Desenvolver competências mediáticas e digitais.
2. Promover a autonomia e a proficiência na utilização da tecnologia.
3. Colaborar com os docentes do 2.º ano, na integração do suporte digital nas respetivas dinâmicas curriculares.

Destinatários
1º ciclo do ensino básico (2.º ano)
 
Data de início
2023-2024
Parcerias
docentes e a professora bibliotecária, com o apoio logístico dos assistentes operacionais e docentes na biblioteca escolar.
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