Media | 2.º Ciclo | Refletir| Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Visual | Filmes | Exposições
Exploração do conceito de criatividade através do visionamento de um filme.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre o conceito de criatividade.
  • Desenvolver práticas que mobilizem a construção e o desenvolvimento de ideias.

 

Desenvolvimento

Exploração do conceito de criatividade através do visionamento de um filme.

  • Os docentes promovem um debate em torno do conceito de criatividade.
[Possíveis questões orientadoras: O que é uma ideia brilhante? |  A criatividade é um talento (com o qual as pessoas nascem), uma habilidade (que pode ser aprimorada por meio da prática e da repetição) ou nenhum dos dois?]
 
  • Visionamento do filme “Pierogi” (ver recursos).

  • Os docentes solicitam aos alunos que dobrem um pedaço de papel em seis quadrados (em alternativa, podem recorrer ao uso de uma tabela) para registo das suas respostas. 
 
As respostas às questões que o docente irá colocar podem ser registadas sob a forma de imagens, palavras ou cores, (as suas ideias brilhantes!). Os docentes, fazem perguntas aos alunos e permitem um tempo de resposta de dois minutos por quadrado. 
Sugestões de perguntas:
•    Para ti o que significa criatividade?;
•    Cozinhar é uma expressão de criatividade?; Porquê?;
•    Em que situações és mais criativo?;
•    Já te sentiste bloqueado no processo de criação de algo?;
•    O que fizeste para superar esse bloqueio?;
•    De onde pensas que vem a criatividade?
 
  • Os alunos:
    • respondem às questões, individualmente;
    • partilham e discutem as suas respostas, a pares;
    • refletem sobre como o processo de responder a perguntas de forma criativa pode relacionar-se com o processo de criatividade da jovem do filme, em grande grupo.
  • A turma organiza uma exposição (física ou virtual) com todas as ideias brilhantes dos alunos e convida colegas, pais e outros docentes a visitarem-na.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).
6. Escolhe produtos mediáticos tendo em consideração quem os produz e o público a que se destinam, explicando as razões da sua escolha.

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo
Cidadania e desenvolvimento
Educação Visual

 

Recursos

Observações

Esta proposta foi adaptada da atividade “Mini-Lesson – Expressions of Creativity” do National Film Board of Canada (NFB Educator Network). https://blog.nfb.ca/blog/2020/11/04/mini-lesson-expressions-of-creativity/

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard