Projetos > Ser escritor é cool > Edição 2021-2022 > Desafio 3

Trabalho vencedor - Ensino Secundário

CarlaComVida

Podcast

Guião do podcast CarlaComVida

Carla: Bom dia a todos! Hoje trago-vos um especial CarlaComVida em direto da Tapada da Torre. Alunos, professores e funcionários saíram à rua para se manifestarem por uma escola do futuro.
Passo a palavra ao nosso repórter de rua, Sérgio Lagarto, que está no terreno para saber o que reclamam e quais as mudanças que querem para uma escola do futuro.
Olá Sérgio, consegues ouvir-me? Qual o ponto da situação?

Sérgio 1: Bom dia, Carla,estou a ouvir mas com alguma dificuldade.
Aqui na Tapada da Torre a avenida está cheia de gente desde as 9 horas com grande entusiasmo. Iremos tentar descobrir quais são as propostas trazidas para a
manifestação.
Bom dia jovem, o que te trouxe hoje até aqui?

Jovem 1: Olá! Hoje estou aqui porque eu gostava que a escola fosse mais divertida e que a cantina tivesse uma comida melhor! Por exemplo, salsichas e doces TODOS os dias, isso sim, faria a escola muito melhor!

Sérgio 2: Obrigado pequenino. Bem vamos passar a este jovem mais crescido e saber a sua opinião. Olá, porque estás aqui hoje?

Jovem 2: Bom dia, estou aqui hoje a lutar porque acredito que as aulas deveriam ser mais variadas como por exemplo aulas ao ar livre já que estamos no meio rural, e
também aulas mais práticas, para podermos aplicar a nossa sabedoria em situações reais. Certos dias da semana também temos uma carga horária muito extensa, o que não beneficia a nós nem aos nossos professores.

Sérgio: Obrigado! Vamos falar com esta professora. O que quer para a escola do futuro?

Professora: Há certos problemas na escola atual, problemas como a quantidade excessiva da burocracia que nos ocupa demasiado tempo e que nos impede de
organizar atividades mais interativas e criativas com os alunos. Além disso, essas atividades podiam motivar mais os alunos, tornando-os mais receptivos às novas
aprendizagens.

Gritos ao longe: Queremos uma escola melhor!

Sérgio: E a senhora trabalha nesta escola?

Auxiliar: Sim, sou uma auxiliar de ação educativa.

Sérgio: E o que veio fazer aqui?

Auxiliar: Venho exigir maior respeito pelo nosso trabalho. Não digo que este não seja respeitado, mas por exemplo, queremos que os professores e alunos nos vejam como alguém em quem podem confiar e pedir ajuda, e não apenas como vigilantes. Queremos ter um papel mais ativo na comunidade escolar e cultural e acompanhar os alunos ao longo do seu percurso escolar.

Sérgio: Muito obrigada! Agora iremos falar com a presidente da associação de estudantes. Margarida quais são as vossas ideias?

PAE: Antes de mais bom dia Sérgio. Hoje estamos todos unidos para uma escola do futuro. Para isso as aulas artísticas como a música poderiam continuar até ao
secundário, pois um aluno de ciências também deve ter a oportunidade de aprender mais sobre arte e como fazê-la. Com isto pretendemos obter experiência noutras áreas e também desanuviar das aulas mais pesadas. Por último, acreditamos que quer os cursos científico-humanísticos quer os cursos profissionais deveriam ser mais personalizados, havendo assim uma maior opção profissional com uma maior variedade de conteúdos e também uma maior participação do aluno no seu currículo e na sua evolução.

Sérgio: Muito bem! Ficamos por aqui, obrigada. Voltando a ti Carla, por aqui são estas as ideias principais que aqui se propõem. Sérgio Lagarto, Tapada da Torre.

Carla: Caros ouvintes, muito obrigada e um bom dia!

Laura Sofia Lobato Serras e Gustavo Rei Leal
Agrupamento de Escolas de Sardoal - Sardoal
 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard