
Esta iniciativa consiste na escrita conjunta, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, pertencentes a uma ou mais escolas que se articulam entre si, de textos curtos com cerca de 10 a 12 páginas.

Participantes
[05/12/2022]
No presente ano letivo, a iniciativa decorrerá com a participação de 7 estabelecimentos de ensino que demonstraram interesse em desenvolver esta atividade.
Tendo em conta os trâmites inscritos em Regulamento, e após a fase de candidatura, foram apuradas as seguintes escolas secundárias, com um número diferenciado de alunos a envolver:
Concelho de Almada
- ES Fernão Mendes Pinto (20 alunos)
- ES Cacilhas Tejo (20 alunos)
- ES Ruy Luis Gomes (50 alunos)
- ES Emídio Navarro (15 alunos)
Concelho de Viseu
- ES de Santa Comba Dão (17 alunos)
Concelho da Mealhada
- ES da Mealhada, com 25 alunos
Concelho de Coimbra
- ES Infanta D. Maria, com 5 alunos
Brevemente, os professores bibliotecários e as direções dos Agrupamentos de Escolas serão informados sobre a organização dos grupos de trabalho, os escritores envolvidos e o cronograma previsto.

Lançamento da Edição 2022-2023
[01.11.2022]
Apresenta-se a possibilidade de construção de uma Antologia, que consiste na escrita conjunta de textos de 10 a 12 páginas, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos e a frequentar o ensino secundário.
Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e com o intuito de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias, o tema sugerido para o texto para a edição 2022/2023 é Eu, cidadão:
Ser cidadão é gozar de direitos: à vida, à liberdade, à educação, à igualdade perante a lei, …
Como cidadão tenho também o direito e o dever de participar no destino da sociedade, votar, ter opiniões, associar-me, ser ativo.
Ser cidadão é ainda ter consciência dos meus deveres perante os outros: escuta, respeito, propriedade, ...
Destinatários
Jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário.
Objetivos:
- Promover e apoiar a escrita de textos literários entre os jovens;
- Promover a reflexão em torno de temáticas associadas à cidadania..
- Possibilitar o trabalho colaborativo, em torno da escrita, entre escritores e jovens que frequentam o ensino secundário;
- Promover e apoiar jovens escritores, dando-lhes a oportunidade de criar textos de forma colaborativa e de os ver publicados, em formato PDF, na página web da RBE: READ ON Portugal e AECG
Desenvolvimento da atividade:
- Serão constituídos, em Portugal continental, 5 grupos com um máximo de 28 alunos (um grupo por cada NUT II)
- A cada grupo será associado um escritor de acordo com a sua disponibilidade de agenda e eventualmente por área de residência.
- A atividade desenrola-se em formato presencial (se for viável) e em linha.
- Serão organizadas, até fevereiro de 2023 e de acordo com a disponibilidade de horário a acordar, três sessões de trabalho entre cada grupo de alunos e respetivo escritor.
- O tempo de duração de cada sessão de trabalho será de 60 a 75 minutos.
- Cada escritor propõe e acorda com o grupo, na primeira sessão, a metodologia de trabalho que deseja implementar, sendo que o texto final deverá estar concluído até Fevereiro de 2023.
Participação
- Uma escola ou grupo de escolas articuladas entre si, sob coordenação do(s) respetivo(s) professor(es) bibliotecário(s) candidata-se à participação, através do preenchimento do formulário de candidatura.
- Os promotores da atividade selecionarão os grupos a integrar na iniciativa.
Prazos
- As escolas poderão candidatar-se até 18 de novembro.
- A lista de escolas selecionadas será publicada a 25 de novembro.
