| A minha vida aos quadradinhos | Concurso de Escrita Criativa |
Antologia | Aqui falamos de livros |
FLIC Award |

Esta iniciativa consiste na escrita conjunta, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, pertencentes a uma ou mais escolas que se articulam entre si, de textos curtos com cerca de 10 a 12 páginas.
![]()
Construção de uma Antologia que resulta da escrita conjunta de textos de 10 a 12 páginas, entre um/a escritor/a convidado/a e um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos e a frequentar o ensino secundário.
Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e no intuito de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias, o tema sugerido para o texto para a edição 2025/2026 é Humanismo e interculturalidade.
Nesta edição desafiamos os jovens a refletirem sobre o futuro das histórias bem como o futuro da leitura e da escrita em tempos de inteligência artificial e mudança acelerada. Perguntamos: que histórias continuaremos a ler e a escrever? Que papel terão as tradições, as memórias e as narrativas dos nossos países, das nossas comunidades e das nossas migrações num mundo em tensão política e social?
Mais do que imaginar apenas o futuro da História com “H” maiúsculo, convidamos-vos a partilhar aquelas histórias que marcam o quotidiano, que dão sentido à vida de cada um e que merecem ser contadas. São essas histórias — pessoais, coletivas, cruzadas com outras culturas — que nos ajudam a compreender o presente e a projetar o futuro.
Jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário.
