Projetos

Miúdos a Votos

Apresentação de livros candidatos

[08.11.2021]

Até ao dia 30 de novembro, os alunos do 1.º ao 12.º ano podem apresentar o livro de que mais gostam como candidatos às eleições dos "Miúdos a Votos" deste ano, através do  respetivo formulário

Para apelar à participação dos alunos, os professores bibliotecários dispõem de 16 cartazes para afixar nas escolas, descarregáveis ao lado.

Participe nesta iniciativa que promove a leitura e a cidadania ativa!

 


Que livros ocuparão o pódio dos mais fixes este ano?

[11.10.2021]

Até 30 de novembro, inscreva a sua escola nos "Miúdos a Votos!" 2021-2022 e dê a palavra aos alunos. A escolha é deles e começa, desde já, com a apresentação do livro que candidatam à eleição.

Com base nos livros vencedores do ano passado, o PNL2027 disponibiliza, no seu portal, sugestões de outros títulos que podem interessar aos leitores, do 1.º ciclo ao ensino secundário.

Junte-se a mais uma edição desta iniciativa ímpar de promoção da leitura e da cidadania ativa!

Aceda ao regulamento e a mais informações sobre esta iniciativa ao lado. 


Lançamento

[06.09.2021]

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar, pelo sexto ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através desta iniciativa que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. Os números registados no ano letivo anterior são indicadores inequívocos do êxito deste projeto: participaram 610 escolas de todo o país, nas quais votaram 75 715 alunos, em listas constituídas a partir de mais de 23 000 nomeações.

Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Este propósito ganha particular relevância num ano em que os cidadãos portugueses exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto em eleições para os Órgãos das Autarquias Locais. Se, por um lado, há uma preocupação crescente com as taxas de abstenção em Portugal, por outro lado, há estudos que sustentam que a probabilidade de as pessoas irem votar aumenta com a sua consciencialização de que o voto é um dever cívico essencial que concorre para a manutenção da democracia. Porque não começar logo na escola?

Como já é do conhecimento geral, nesta iniciativa é dada a possibilidade às crianças e aos jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

Tal como nos anos anteriores, a iniciativa é aberta a todas as escolas, sejam públicas ou privadas, abrangendo alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. É também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

Edições anteriores
2020-2021
2019-2020
2018-2019
2017-2018
Título
Objetivos
1. Envolver os alunos em processos democráticos de decisão
2. Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura

Descrição
A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Tem também vindo a evidenciar-se a importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas escolhas.

Destinatários
Alunos do 1.º ao 12.º ano, de todas as escolas que que tenham o Português como primeira língua.
 
Data de início 2016

Parceiros
Revista VISÃO Júnior
 
Apoios
Pordata
Rádio Miúdos
Comissão Nacional de Eleições
Plano Nacional de Leitura 2027
Fundação Calouste Gulbenkian
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard