Projetos

FFMS/ PORDATA

Formação PORDATA          Kit de Curiosidades Pordata


Formação PORDATA

[19.01.2022]

A formação Pordata, dirigida a turmas do ensino secundário, está reaberta e continuará a desenvolver-se em regime exclusivamente à distância... (Continuar a ler)


Kit de Curiosidades PORDATA Kids

[25.11.2021]

A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem novamente um Kit de Curiosidades para oferecer, desta vez exclusivamente às escolas com 2.º ciclo do ensino básico. (Continuar a ler)


Parceria

Em fevereiro de 2010 era publicamente apresentada a Pordata. Ainda nesse ano, é assinado um Acordo de Cooperação entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), instituição que lançou e desenvolve a PORDATA, esta última e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

No centro desta parceria tem estado a divulgação da Pordata e a formação do público escolar, alunos e professores, para o seu uso. Enquanto fontes de informação fiável, rigorosa e isenta sobre Portugal, os municípios e a Europa, as bases de dados que integram a Pordata são um valioso recurso para a implementação de processos ativos e significativos de ensino e de aprendizagem, o desenvolvimento de opiniões livres e fundamentadas e do pensamento crítico.

À formação inicial, juntaram-se outras iniciativas: o concurso Pordata/ RBE, que teve 4 edições; o alargamento da formação a alunos de 1.º e 2.º ciclos, com a criação da Pordata Kids; as ofertas de estudos e outras publicações científicas, por parte da FFMS, às bibliotecas escolares; a divulgação e debate de estudos, nas escolas de ensino secundário, com a presença de especialistas.

Consolidadas por vários anos de trabalho em conjunto, as relações FFMS/ Pordata/ RBE são o exemplo de uma parceria entre uma instituição pública e uma instituição privada, desde sempre orientada por boas práticas de colaboração, de complementaridade e de transparência. Com o dinamismo que as caracteriza, FFMS e Pordata lançam periodicamente novas iniciativas em coorganização com a RBE, as quais têm tido a melhor receção junto das bibliotecas escolares.

 

Objetivos
1. Ensinar a explorar informação estatística através da Pordata.
2. Familiarizar o público escolar com informação isenta, rigorosa e fiável sobre Portugal, os seus municípios e a Europa.
3. Apoiar as atividades pedagógicas com dados e informações relevantes para determinadas áreas/ disciplinas.
4. Contribuir para a formação de opiniões esclarecidas, livres e fundamentadas e o debate racional.


Descrição
As formações Pordata realizam-se através de sessões em sala de aula, na biblioteca ou a distância, com a duração de 45 a 60 minutos. São dinamizadas por formadores especializados, cuja coordenação é assegurada pela Academia Pordata.
Outras iniciativas, como exposições e debates sobre estudos lançados pela FFMS, são definidas caso a caso


Destinatários
Alunos e professores do ensino secundário.

Parceiros
Fundação Francisco Manuel dos SantosPORDATA
 
 
 
 
Data de início
2010-2011
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard