Aprender com a biblioteca escolar

Aprender com a biblioteca escolar

Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente marcada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social, designadamente na educação e na escola.

Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje, não só de dominar os saberes convencionais, como um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas.

As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador destas múltiplas literacias, cada vez mais decisivo para as aprendizagens e a capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.

O referencial Aprender com a biblioteca escolar é, desde 2013, um instrumento determinante na persecução destes objetivos, tendo sido atualizado em 2017 de forma a abranger o ensino secundário e a incorporar todos os contributos dados até então.

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A preocupação face às exigências atuais tem determinado a colocação na agenda das instituições educativas, de quadros de referência sobre as aprendizagens dos alunos que hoje cabe à escola garantir, sendo de assinalar a integração curricular nestes quadros, de um conjunto de conhecimentos e capacidades transversais, considerados nucleares no nosso tempo.

Na área específica das bibliotecas, estes referenciais têm também sido abundantes e revelado uma grande evolução no seu âmbito e base conceptual, paralela à confluência da informação com as novas tecnologias, média e ambientes digitais e ao peso crescente das bibliotecas nos domínios da leitura e das literacias.

A integração explícita e intencional em projetos e atividades realizadas com e pelas bibliotecas escolares, de competências nas áreas da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, constitui uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens.

O referencial Aprender com a biblioteca escolar, instrumento fundamental na ação das bibliotecas escolares, tem vindo a reforçar o seu valor como parceiras para a melhoria do ensino e da aprendizagem, o progresso dos níveis de multiliteracia e o sucesso educativo em todos os níveis de escolaridade, como é demonstrado pelo número sempre crescente de bibliotecas que implementam este instrumento (1840 em 2018/ 19). Através do preenchimento anual da Base de Dados RBE, tem sido deixada clara a relevância deste tipo de intervenção, na melhoria das aprendizagens dos alunos, no aumento dos seus conhecimentos e capacidades nas áreas de literacia, no desenvolvimento de atitudes e valores e na criação de oportunidades de formação/ socialização e crescimento pessoal.

A implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar é acompanhada no terreno pelos Coordenadores Interconcelhios, sob supervisão do Gabinete Coordenador da RBE.


Aprender com a biblioteca escolar 2.ª edição, revista e aumentada.

Aprender com a biblioteca escolar
2.ª edição, revista e aumentada.

Veja também:

Documentos de apoio

Enquadramento e conceção
Enquadramento
e conceção
 

Apresentação
Apresentação



Aprender com a biblioteca escolar 1.ª edição
Aprender com
a biblioteca escolar
1.ª edição

Atividades
Atividades



Recursos de apoio

Aprender digital [Web]
Aprender digital

Saber usar os media [Web]
Saber usar os media

Relatórios de experiências-piloto

Avaliação 2012.13
Avaliação 2012.13

Avaliação 2013.14
Avaliação 2013.14
Avaliação 2014.15
Avaliação 20114.15
Avaliação 2017.18
Avaliação 2017.18
Avaliação 2018.19
Avaliação 2018.19

Relatórios de aplicação generalizada

Avaliação 2015.16
Avaliação 2015.16

Avaliação 2016.17
Avaliação 2016.17

Avaliação 2017.18
Avaliação 2017.18

Avaliação 2018.19 [PDF]
Avaliação 2018.19

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