
de Virginie Aladjidi; ilustração: Emmanuelle Tchoukriel
editor: Faktoria K de Livros; 2014
SINOPSE
«... Algumas destas espécies estão ameaçadas, como o tigre ou o chimpanzé; outras, como o rinoceronte-preto, a foca-monge-do-mediterrâneo e a tartaruga-de-couro, estão em vias de extinção ou, inclusivamente, já desapareceram em estado selvagem, como o órix. Oxalá esta obra possa contribuir para aumentar a vontade de protegê-las e, de uma maneira geral, para estimular a nossa curiosidade e o nosso respeito por estes seres tão belos...»
Neste Inventário Ilustrado podemos descobrir uma centena de exemplares da fauna representativa de todo o mundo, vertebrados e invertebrados, que, com mais de 60 classes, representam 95% das espécies animais.
Como em todos os títulos da coleção, as ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel destacam-se, como sempre, pela sua precisão e realismo a par dos textos concisos e perspicazes de Virginie Aladjidi.
Sugestões da Lúcia*
- Explorar o livro, observando a diversidade: as diferentes regiões do globo, o tamanho dos animais, a espécie…
- Identificar animais conhecidos e desconhecidos.
- Descobrir animais de história e (re)contar / (re)ler as histórias onde “moram” (por exemplo, o lobo, a raposa, o gato…).
- Partilhar descobertas e curiosidades sobre os animais presentes no livro.
- Inventar jogos de família a partir do livro. Por exemplo, estou a pensar num animal que (vive no mar…; começa pela letra B…).
- Criar uma estampa, ao jeito da autora, com um animal que não integre o livro, inspirado, por exemplo, em algum dos livros deste conjunto).
- Elaborar um abecedário dos animais (oralmente ou ilustrado).
* Lúcia Barros - É professora bibliotecária , doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância e tem desenvolvido um vasto trabalho na promoção da leitura em ambiente familiar. Integra a equipa do projeto LER fora da escola.