|   | DesenvolvimentoConstrução de um roteiro digital com georreferenciação e descrição de bens patrimoniais locais.  
       Em pequenos grupos os alunos são desafiados a: 
         
         selecionarem um bem patrimonial imóvel da sua comunidade;(por ex. obras de arquitetura, conjuntos, instalações (...) importantes, notáveis pelo seu interesse histórico, arqueológico, artístico e científico; espaços urbanos ou paisagens naturais, como largos ou praças, em que se realizam acontecimentos festivos; ruas ou bairros com importância histórica; lagos, rios ou zonas costeiras com impacto na paisagem natural; sítios como museus, galerias, teatros e/ou salas de concertos com importância cultural; etc.)
 
recolherem informação sobre o bem patrimonial (através de fontes primárias ou secundárias, visitas a entidades/bens culturais…);
 
preencherem um guião com a descrição do bem patrimonial (Ver recurso de apoio);
 
procederem à georreferenciação, sinalizando o bem patrimonial num mapa digital (ver recursos);
 
produzirem recursos multimédia associados ao bem patrimonial;Sugestão: os alunos podem contar uma história de maneira específica para cada um desses locais ou podem criar uma única narrativa personalizada conectando diversos fragmentos de informação sobre a localidade, com recurso a diversos formatos, como textos, imagens, vídeos, áudios)
 
  
        
         
         inserirem no mapa digital os recursos multimédia criados. 
 
Em grande grupo, apresentação e discussão do trabalho realizado por cada grupo.
 
Partilha dos trabalhos nos canais de comunicação da biblioteca. 
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     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Define o tema/ problema, circunscrevendo-o de forma clara e concisa, através de alguma pesquisa preliminar.2. Constrói mapas de ideias/ esquemas conceptuais que representem com completude e rigor, o tema/ problema em análise.
 5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos.
 7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas.
 10. Sintetiza e exprime as ideias de forma original, fundamentando-as em dados, evidências e informações devidamente referenciados.
 11. Domina a edição e a publicação de conteúdos com recurso a múltiplos formatos e ferramentas.
 13. Revê e reflete criticamente sobre o conhecimento adquirido, identificando as mais-valias do processo, as suas dificuldades e novas hipóteses de abordagem ou aprofundamento do tema/ problema.
 Atitudes/ Valores: 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.4. Respeita os direitos de autor e conexos.
 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.
 
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