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Construção de um roteiro digital com georreferenciação e descrição de bens patrimoniais locais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Apropriar-se do significado de património cultural;
  • Investigar sobre a história local.
  • Criar soluções criativas e pessoais.
  • Conceber roteiros digitais.

 

Desenvolvimento

Construção de um roteiro digital com georreferenciação e descrição de bens patrimoniais locais.

  • Em pequenos grupos os alunos são desafiados a:
    • selecionarem um bem patrimonial imóvel da sua comunidade;
      (por ex. obras de arquitetura, conjuntos, instalações (...) importantes, notáveis pelo seu interesse histórico, arqueológico, artístico e científico; espaços urbanos ou paisagens naturais, como largos ou praças, em que se realizam acontecimentos festivos; ruas ou bairros com importância histórica; lagos, rios ou zonas costeiras com impacto na paisagem natural; sítios como museus, galerias, teatros e/ou salas de concertos com importância cultural; etc.)

    • recolherem informação sobre o bem patrimonial (através de fontes primárias ou secundárias, visitas a entidades/bens culturais…);

    • preencherem um guião com a descrição do bem patrimonial (Ver recurso de apoio);

    • procederem à georreferenciação, sinalizando o bem patrimonial num mapa digital (ver recursos);

    • produzirem recursos multimédia associados ao bem patrimonial;
      Sugestão: os alunos podem contar uma história de maneira específica para cada um desses locais ou podem criar uma única narrativa personalizada conectando diversos fragmentos de informação sobre a localidade, com recurso a diversos formatos, como textos, imagens, vídeos, áudios)

    • inserirem no mapa digital os recursos multimédia criados. 

  • Em grande grupo, apresentação e discussão do trabalho realizado por cada grupo.

  • Partilha dos trabalhos nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Define o tema/ problema, circunscrevendo-o de forma clara e concisa, através de alguma pesquisa preliminar.
2. Constrói mapas de ideias/ esquemas conceptuais que representem com completude e rigor, o tema/ problema em análise.
5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos.
7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas.
10. Sintetiza e exprime as ideias de forma original, fundamentando-as em dados, evidências e informações devidamente referenciados.
11. Domina a edição e a publicação de conteúdos com recurso a múltiplos formatos e ferramentas.
13. Revê e reflete criticamente sobre o conhecimento adquirido, identificando as mais-valias do processo, as suas dificuldades e novas hipóteses de abordagem ou aprofundamento do tema/ problema.

Atitudes/ Valores:

3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

Cidadania e Desenvolvimento
 
História da Cultura e das Artes
Geografia A
https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario 

 

Recursos

 

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