| 
    
       
        Leitura | Ler | 1.º Ciclo | Português | Leitura em voz alta
         
        
         
          
           
            Leitura e análise de obras literárias em que os alunos assumem diferentes papéis.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Desenvolver a imaginação.Ler com diversas finalidades.Treinar a leitura em voz alta. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoLeitura e análise de obras literárias em que os alunos assumem diferentes papéis.  
       Sugestões:Os docentes: 
         
         Selecionam na coleção da biblioteca um conjunto de obras literárias de autores da lusofonia e apresentam-nas à turma.Dividem a turma em pequenos grupos e atribuem a cada um deles uma obra.Estabelecem diferentes papéis que os alunos de cada grupo irão assumir. Entrevistador: levanta questões para serem debatidas pelo grupo;
 Erudito: escolhe passagens do livro para serem relidas, justificando a sua escolha;
 Mediador: faz a ligação entre o texto e a sua vida pessoal, a vida na escola, acontecimentos na comunidade, outros livros ou acontecimentos…;
 Ilustrador: produz uma interpretação gráfica do que leu;
 Escritor: escolhe palavras para partilhar com o grupo (por serem interessantes, confusas, poderosas ou por outros motivos);
 Investigador: desenha as viagens que as personagens fazem, localiza os espaços, desenha um mapa…
 Podem ser criados outros papéis pelo docente ou pelos alunos de acordo com a obra analisada e/ ou as suas preferências.
 
 
  
       Sugere-se uma tabela para registo dos papéis atribuídos e do trabalho realizado.Em pequenos grupos, os alunos: 
         
         Exploram a obra atribuída;Treinam a leitura em voz alta, podendo fazer essa leitura em alternância, em coro ou de acordo com o que que considerarem mais sugestivo;Conversam sobre a obra que estão a ler;Assumem um dos papéis determinados pelo docente, procuram a informação necessária e executam as tarefas pré-estabelecidas.  
        
         
         Refletem sobre o trabalho realizado e registam as suas conclusões.
 
Em grande grupo:
  
         Apresentação e discussão dos resultados alcançados por cada grupo.Partilha dos trabalhos num mural digital da turma. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas. 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
 8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.
 9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto.
 Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade.2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
 3. Participa na troca e debate de ideias.
 4. Manifesta espírito crítico.
 5. Respeita diferentes opiniões.
 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelPortuguês 1.º ciclo 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | ObservaçõesAtividade adaptada de Yopp, H. K. & Yopp, R. H. (2014). Literature-based reading activities: Engaging Students with Literary and Informational Text. 6th edition. Boston: Pearson. |