| 
    
       
        Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Oralidade | Partilha de opiniões | Refugiados
         
        
         
          
           
            Reflexão sobre as experiências dos refugiados a partir da leitura de um livro.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Compreender o outro e desenvolver empatia.Desenvolver competências de leitura.Desenvolver a expressão oral. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoReflexão sobre as experiências dos refugiados a partir da leitura de um livro.  
       Leitura da obra Uma longa Viagem (ver recursos).Sugestão: a leitura pode ser feita pelo docente ou pelos alunos (passando o livro de mão em mão); o título deve ficar oculto (ocultando a capa com papel opaco).
 
 
Em grande grupo, os alunos: 
         
          
           
           Sugerem títulos para a obra, justificando a sua proposta;De todas as propostas, selecionam a que consideram mais representativa;Depois de revelado o título, conversam sobre a relação entre este e a história.Apresentam oralmente semelhanças e diferenças entre os humanos e os gansos que identificaram ao longo da história.
 
A partir das respostas dadas pelos alunos, é criada uma tabela comparativa (ver recurso de apoio) de semelhanças e diferenças entre a migração dos gansos bravos e a dos humanos.
 
Em pequeno grupo, os alunos selecionam seis nomes que reflitam as emoções experienciadas pelas personagens ao longo da história e registam-nos como resposta a um desafio na ferramenta Mentimeter (ou outra ferramenta de criação de nuvens de palavras).
 
Em grande grupo é analisada a nuvem de palavras criada pela turma. (por exemplo: palavras com maior número de ocorrências, palavras que poderiam ter surgido…). 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
 Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.3. Participa na troca e debate de ideias.
 4. Manifesta espírito crítico.
 5. Respeita diferentes opiniões.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | Observações 
       Esta proposta foi adaptada da atividade partilhada, em 2022/ 2023, pela professora bibliotecária Ana Filipa Julião Baptista da Escola Básica da Malveira (Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena, Mafra).Se a atividade for feita com várias turmas, a biblioteca pode organizar uma exposição (física ou virtual) das “nuvens” de palavras criadas. |