Leitura | Comunicar | 1º ciclo | Português| Artes Visuais | Leitura em voz alta | Escrita | Expressão plástica | Partilha de opiniões

Reflexão sobre as principais necessidades de um animal e alargamento às necessidades das crianças e ao seu direito à sobrevivência e ao bem-estar.

 
 
 

Objetivos

  • Tomar conhecimento da Convenção sobre os Direitos da Criança.
  • Relacionar necessidades humanas com direitos humanos.
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas (verbal e não verbal).

 

Desenvolvimento

  1. Leitura da obra Selma (ver recursos).
    Sugestão: a leitura pode ser feita pelos docentes ou pelos alunos (passando o livro de mão em mão).
  2. Debate com os alunos sobre as condições necessárias para a ovelha Selma (personagem do livro) se sentir feliz.

  3. Os docentes:
  • Pedem aos alunos para desenharem um cão (ou um gato) numa folha de papel e para lhe darem um nome, como se fosse um novo animal de estimação.

  • Solicitam que os alunos respondam às seguintes questões:
    • O que é que o vosso cão necessita para viver feliz, seguro e saudável?
      Nota: Algumas das respostas poderão ser uma casa, água, comida, exercício, atenção, amor ou talvez um outro cão para ter companhia…
    • Quem é responsável por garantir que o cão tem tudo o que precisa?

  • Confirmam se as necessidades identificadas pelos alunos são mesmo essenciais ao bem-estar do cão;
    Sugestões: o cão precisa mesmo de todas estas coisas para o seu bem-estar? Ele deve ter direito a todas elas?; Quem é responsável por assegurar os direitos do cão?...

  • Pedem aos alunos para desenharem, numa nova folha, uma criança;

  • Fazem um exercício de reflexão coletiva sobre o que as crianças necessitam para viverem felizes, seguras e saudáveis;
    Sugestão: listar as respostas dos alunos e levá-los a ponderar elementos como uma casa, alimentação, família, amigos, brinquedos, educação, amor e carinho.
  • Analisam com os alunos as respostas dadas; Sugestão: levar os alunos a distinguir entre aspirações/ desejos e direitos;
    Para alargar o foco sobre os direitos das crianças, o professor pode fazer, ainda, mais perguntas: Quem são os responsáveis por garantir que as crianças têm tudo aquilo de que precisam?...

  • Exploram com os alunos a versão amigável da Convenção dos Direitos da Criança (Ver recursos-CDC), explicando que nesse documento estão identificadas as coisas a que todas as crianças no mundo têm direito;
    (Se se julgar apropriado, pode pedir-se aos alunos para lerem alguns artigos da CDC em voz alta).
  • Convidam os alunos a compararem a listagem das respostas dadas com a CDC;
    Sugestões de perguntas:  Quais das necessidades que identificaram estão presentes na CDC? ;Acham que foi fácil identificarem tantos direitos? Porquê?…

  •  Desafiam os alunos a assinalar (com recurso a um quadro/ placard ou a uma exposição física dos direitos inscritos na CDC) os direitos que já conheciam e os que descobriram com esta atividade.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).

4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 

Atitudes/ valores

1. Demonstra curiosidade.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

Português
Artes Visuais
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

Convenção sobre os direitos da criança (versão amigável). Edição em Português
http://www.gep.mtsss.gov.pt/documents/10182/107789/direitos_crianca_va.pdf/821f4581-82b6-4ecc-8853-c77c21c2dac9

Outros recursos:
Manata, C., Salvaterra, F., Rovisco, R. & Montez, R. (2021). Nós, as crianças… temos direitos: a convenção sobre os direitos da criança em pop-up 360º, com atividades exploratórias. APEI & IAC.

Observações

Atividade adaptada de Guia para Facilitadores/as sobre Direitos Humanos e Cidadania, p.68
  

 

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