| 
    
       
        Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Estudo do Meio | Português
         
        
         
          
           
            A partir da leitura de um livro, realização de atividades experimentais, seguindo um protocolo.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades;Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto;Utilizar processos científicos simples na realização de atividades experimentais. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoA partir da leitura de um livro, realização de atividades experimentais, seguindo um protocolo.  
       Seleção de uma obra literária que aborde temas científicos e/ou fenómenos cuja compreensão possa decorrer da realização de atividades experimentais.
 
Leitura orientada da obra integral ou de parte dela.
 
Preparação do espaço da biblioteca para a realização de atividades experimentais em pequeno grupo: uma mesa para cada grupo, com um protocolo experimental e os materiais necessários para a realização da experiência.
 
Em pequeno grupo, os alunos: 
         
         Leem o protocolo;Realizam a experiência;Analisam resultados;Registam observações.
 
Em grande grupo, os alunos: 
         
         partilham os resultados observados;enquadram o seu significado na narrativa da obra lida.
 
Se houver condições, subsequentemente, pode haver lugar a um encontro com o autor do livro e/ ou um cientista.
 
Divulgação da atividade e dos seus resultados nos canais de comunicação da biblioteca. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas;3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos;
 5. Relata experiências de leitura exprimindo sentimentos e emitindo opiniões
 Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade2. Mostra interesse e gosto pela leitura
 3. Participa na troca e debate de ideias
 4. Manifesta espírito crítico
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível1.º Ciclo Estudo do Meio
 Português
 
 | 
 
     
     |   | Recursos 
       Livros da coleção “Clube dos cientistas”Protocolos das experiênciasMaterial necessário para cada experiência  
 | 
 
     
     |  | Observações 
       Esta atividade pode ser desenvolvida como preparação para a participação na iniciativa Campeonato de Ciência e Escrita Criativa
 
Proposta adaptada da atividade partilhada pela Professora Bibliotecária Edite Félix do AE da Ericeira, Mafra. |