1. Sensibilização para o tema através da visualização de tiras de banda desenhada [1]. Exploração de uma apresentação sobre como avaliar páginas web [2].
  2. Em grupo, os alunos analisam uma notícia e usam verificadores de notícias para classifica-la como verdadeira ou falsa [3]. Devem registar as suas conclusões no blogue construído para o efeito.
  3. Cada grupo apresenta as suas conclusões, registando a importância de utilizar estratégias de deteção de desinformação para não sermos enganados.

Referências
1. Agrupamento de Escolas da Chamusca. (2022). Fake News e Internet Segura: Biblioteca Escolar e Cidadania e desenvolvimento [8.º ano]. Chamusca: AEC. https://view.genial.ly/6008034032457a0d0e7da248/presentation-fake-news 
2. Também pode ser usado o seguinte infográfico:
News Literacy Project. (2022). Misinformation. Portugal: MILOBS. https://milobs.pt/wp-content/uploads/2022/01/Infografia.pdf 
3. Verificadores de notícias (fact checkers):
Lusa. (2020). Combate às Fake News: Uma questão democrática [sítios em linha em Portugal]. Portugal: Lusa. https://combatefakenews.lusa.pt/verificadores-em-portugal/ 
Lusa. (2020). Combate às Fake News: Uma questão democrática [sítios em linha no mundo]. Portugal. Lusa. https://combatefakenews.lusa.pt/verificadores-no-mundo/ 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard