1. Com base na leitura do livro O Aquário de João P. Mésseder e na análise dos termos “discriminação”, “entreajuda”, “bullying” e “empatia”, a professora bibliotecária propôs o alargamento da noção de empatia, não só a todos os seres humanos, mas também às outras espécies e ao ambiente.

  2. As crianças assistiram, em seguida, a duas animações alusivas ao tema: 

Eggleston, R. Pixar. (2000). For the birds. EUA: Pixar Animation Studios. https://www.youtube.com/watch?v=nYTrIcn4rjg 

VideoMan (2017). Keep the beaches clean. Denmark: Studio Animation Workshop. https://www.videoman.gr/en/112248 

Esta foi uma iniciativa das turmas do 3.º ano da Escola Básica Pedro Nunes que ocorreu em fevereiro de 2022 e que está publicada no sítio em linha do Agrupamento de Escolas [1].

O tema também é trabalhado nos 5.º e 7.º anos de escolaridade, a partir de vídeos que para os temas do bem-estar animal e ambiente ou consciência ecológica e do racismo e xenofobia [2].


Referência
1. Agrupamento de Escola de Alcácer do Sal. (2022, fev.). Bibliotecas Escolares: Aconteceu em fevereiro de 2022. Alcácer do Sal: AEAS. https://sites.google.com/aeas.pt/bibliotecas/ 

2. Moby. (2021). Why Does My Heart Feel So Bad? (Reprise Version). USA: Little Idiot 2021. https://www.youtube.com/watch?v=5tcKf   4Kh9oE 
Cutts, S. (2012). Man. UK: S.C. https://freefromharm.org/videos/why-vegan/man-a-must-see-animation-short-by-london-based-illustrator-steve-cutts/ 
Fernandes, L. (2020). Acontece todos os dias: 10 relatos sobre discriminação em Portugal. Observador: Portugal. https://www.youtube.com/watch?v=JIjIs9sTk_Y 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard