Ler | Compreender | Comunicar | Educação Pré-Escolar | Expressão plástica | Oralidade | Interculturalidade
Dinâmica para compreensão e valorização da diferença, a partir de um livro.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver o conhecimento do Mundo.
  • Compreender a multiculturalidade.
  • Compreender e respeitar a diferença.

 

Desenvolvimento

Dinâmica para compreensão e valorização da diferença, a partir de um livro.

  • Exploração do globo terrestre:
    • Observar as guardas do livro Os de cima e os de baixo (planisfério) e conversar sobre o que representa.
    • Mostrar um globo terrestre e levar a perceber que são duas formas diferentes de representação do planeta Terra, chamando a atenção para as diferenças de cor e o seu significado. 
    • Entregar a cada duas crianças um pequeno boneco plástico e um pedaço de massa de colar e pedir-lhes que escolham um sítio do globo onde fixarem os bonecos.
    • Exploração dos resultados.

  • Leitura do livro Os de cima e os de baixo:
    • Convocar sistematicamente para a deteção de “estranhezas” nas imagens;
    • Refletir sobre o que acontece quando as pessoas sonham que voam.

  • Dinâmica de grupo:
    • Num recinto amplo, dividir aleatoriamente o grupo em dois e colocar um grupo de cada lado da sala, deixando um espaço livre ao meio;
    • Colocar várias questões às crianças; de cada vez que a resposta for afirmativa, estas deslocam-se ao centro da sala. (ver recurso de apoio)

  • Conversa em grande grupo:
    • O que se pode concluir do livro e da atividade que acabaram de fazer?
Sugestão: orientar para as questões das diferenças e da igualdade entre todos; da necessidade e justiça do respeito e tolerância para com as diferenças. Caso existam no grupo crianças provenientes de meios culturais ou sociais minoritários, explorar a diferença e a semelhança.
    • Pedir a cada criança uma frase que mostre o que aprendeu com a atividade e registar cada frase numa folha de papel.

  • Ilustração pelas crianças das frases por elas elaboradas.

  • Divulgação dos trabalhos produzidos nos canais digitais da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Reconhece que a escrita, as imagens e outros media transmitem informação. 
4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral. 

Atitudes / Valores

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

  • Livro: Valdivia, P. (2009). Os de Cima e os de Baixo. Kalandraka
  • Objetos: globo terrestre, bonecos, massa adesiva
  • Lista de questões (sugestão)

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard