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No âmbito do intercâmbio entre turmas de escolas de diferentes regiões ou países, construção de um jogo de tabuleiro para promover o conhecimento da sua terra.
 
 
 
 

Objetivos

  • Dar a conhecer a outros aspetos do património local.
  • Escrever diversos tipos de texto.
  • Criar um jogo de tabuleiro.

 

Desenvolvimento

No âmbito do intercâmbio entre turmas de escolas de diferentes regiões ou países, construção de um jogo de tabuleiro para promover o conhecimento da sua terra.

  • Apresentação da atividade aos alunos.

  • Discussão em grande grupo sobre:
    • O tipo de jogo a elaborar e respetivas regras;
    • As várias categorias a incluir (por exemplo: arte e monumentos; costumes e tradições; gastronomia; património natural; música e dança; personalidades; …);
    • A cor a atribuir a cada uma das categorias.

  • Formação de pequenos grupos, ficando cada um responsável por uma categoria.

  • Realização, por cada grupo, das seguintes tarefas:
    • Pesquisa na biblioteca, entrevistas, saídas de campo, … , para obter ou aprofundar conhecimentos sobre os aspetos a tratar (ver recurso Organização do processo de pesquisa);
    • Ilustrações relativas a cada aspeto a incluir no jogo;
    • Textos sucintos sobre cada um dos aspetos;
    • Correções e aperfeiçoamentos de acordo com as indicações dos professores;
    • Elaboração de um conjunto de cartões (na cor da categoria, em formato A5) com as imagens e outro conjunto com os textos.

  • Elaboração, em grande grupo, das regras do jogo (ver ponto 8.).

  • Elaboração pelos docentes de um folheto em que se organize o conteúdo de todos os textos elaborados pelos alunos.

  • Leitura do folheto pelos alunos.

  • Ensaio do jogo em grande grupo:
    • A turma é dividida em duas equipas;
    • Os cartões são distribuídos pelas equipas (uma ficará com metade dos textos e a outra com as imagens correspondentes e vice-versa). Todos os alunos deverão ter, pelo menos, um texto e uma imagem;Um aluno de uma das equipas lê um texto em voz alta e cola-o no quadro. Aquele que, na outra equipa, tiver a imagem correspondente irá colocá-la ao lado do texto. Textos e imagens serão organizados espacialmente por categoria.
    • Quando a imagem escolhida não for a certa, a equipa perde um ponto. Ganha o jogo a equipa que acertar mais.

  • Preparação do envio do jogo à turma destinatária, incluindo uma breve mensagem explicativa.

Nota – No caso de se saber que os destinatários têm acesso a meios digitais e à Internet, o jogo pode ser preparado com recurso a uma ferramenta para a elaboração de flashcards.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.
8. Procura informação para responder a necessidades pessoais e de aprendizagem.
9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares.

Atitudes/ Valores

3. Participa na troca e debate de ideias. 
6. Reconhece o valor da informação. 
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

2.º ciclo
Português
História e Geografia de Portugal
Educação Visual

 

Recursos

Observações

Esta atividade pode realizar-se com diferentes propósitos, nomeadamente para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

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