Preparação do regresso à atividade letiva

Biblioteca Escolar Digital

Considerando que entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro as escolas suspenderam as atividades letivas e educativas, importa durante este período voltar a reorganizar as bibliotecas para o regime de ensino a distância.

Na sequência do trabalho desenvolvido durante o período de confinamento no final de 2019/ 2020, as bibliotecas escolares adquiriram uma experiência que as habilita a continuar a dar, seja presencialmente, seja à distância, o seu inestimável contributo à implementação das atividades letivas e não letivas, participando no desenvolvimento de competências essenciais como a leitura, as literacias da informação e media e na concretização de programas e projetos artísticos e culturais.

Nos últimos meses, as bibliotecas têm complementado o seu serviço de referência presencial com modalidades em linha, melhorando a presença digital e garantindo que esse serviço responde às exigências dos seus diferentes utilizadores, em qualquer modalidade que o ensino se desenvolva.

Na preparação do ano letivo, as bibliotecas planificaram a sua atividade prevendo que em algum momento poderia ser necessário ativar o regime de funcionamento não presencial, pelo que se torna agora essencial rever os procedimentos operativos a adotar, caso esse regime se efetive.

Com o objetivo do apoiar as bibliotecas escolares na sua ação, a RBE recorda os recursos disponibilizados em 2019/ 2020, a saber:

A Biblioteca Escolar no Plano de E@D | Roteiro para professores bibliotecários - um documento orientador, articulado com os princípios para a implementação do ensino a distância (E@D) nas escolas, a ser encarado à luz de cada contexto e apropriado por cada interveniente da forma mais oportuna e adequada;

Biblioteca escolar digital - um recurso interativo que apresenta sugestões de trabalho, curadoria de conteúdos, instrumentos e tutoriais. Este é um instrumento de trabalho em atualização permanente, no qual têm sido incluídos inúmeros exemplos de boas soluções adotadas pelas diferentes bibliotecas e que se podem tornar inspiradoras para outras;

Presença em linha das bibliotecas escolares: roteiro para a definição de uma política - um documento orientador que define um conjunto de ações a desenvolver pela biblioteca para garantir uma presença em linha estruturada, coerente e eficaz, tendo como ponto de partida os canais existentes ou a criar.

Serviço de referência nas bibliotecas escolares - Um documento orientador que ajuda as bibliotecas complementar um serviço de referência presencial com um serviço de referência a distância e a adequar-se, deste modo, às necessidades e expectativas do utilizador e ultrapassando condicionantes espaciais e temporais.

Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos - um auxiliar de trabalho para as bibliotecas escolares implementarem o referencial Aprender com a biblioteca escolar, um espaço agregador de sugestões de atividades a desenvolver presencialmente ou a-distância; algumas das propostas são recuperáveis a partir da expressão de pesquisa “Ensino não presencial”, outras são facilmente adaptáveis.

Convidam-se ainda os professores bibliotecários a percorrerem as secções Recursos e Publicações RBE onde é possível encontrar outras sugestões que poderão igualmente contribuir para a preparação que se impõe.

Naturalmente, toda a Rede de Bibliotecas Escolares se mantém pronta para continuar a dar o seu melhor, cumprindo a missão de assegurar bons serviços de biblioteca às comunidades escolares.

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