| 
    
            
             Leitura | Ler | Comunicar | 2.º ciclo | Educação Visual | Português | Compreensão escrita | Escrita | Oralidade
              
             
              
               
                
                 Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de textos.
                
                 
                
                 
                
              
             | 
 
          
          |   | Objetivos 
            Manifestar preferências com base em leituras.Apreciar a arte.Conhecer obras de pintores famosos.Observar pinturas em detalhe.Exprimir ideias oralmente.Escrever histórias com base em pinturas. 
 | 
 
          
          |   | DesenvolvimentoLeitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de textos.  
            Conversa com os alunos sobre pintores e pinturas que conhecem.
 
Apresentação dos livros sobre esta temática existentes na biblioteca.
 
Escolha pelos alunos do livro que vão requisitar, ou pelo docente do título que vai abordar na aula.
 
Finda a leitura do(s) livro(s), e depois de um diálogo sobre o(s) mesmo(s), exploração em Google Arts and Culture ou em MoMA Kids de obras do(s) pintor(es), exercitando a capacidade de observação e interpretação dos alunos e chamando a sua atenção para todos os pormenores relevantes. 
 
Sabendo antecipadamente que terão de escrever uma história a partir de uma pintura, escolha por cada par de alunos de uma pintura de que ambos gostem e apresentação oral das razões da sua preferência.
 
Escrita das narrativas, ao lado das respetivas imagens, num mural digital preparado pelos docentes.
 
Melhoria dos textos produzidos.
 
Partilha das histórias com os colegas. Troca de opiniões.
 
Reflexão sobre a atividade. 
 | 
 
          
          |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados.
 5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam.
 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.
 Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade.7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.
 
 | 
 
          
          |   | Articulação curricular possível2º cicloEducação Visual e Português
 
 | 
 
          
          |   | Recursos 
            Livros sobre pintura e pintores. Sugestões: 
  
              Bargalló, Eva (2007). Chamo-me… Picasso. Lisboa: Didáctica Editora.Tello, Antonio (2005). Chamo-me… Leonardo da Vinci. Lisboa: Didáctica Editora.Martin, Carmen (2006). Chamo-me Vincent Van Gogh. Lisboa: Didáctica Editora.Capatti, Berenice (2004). Apresento-vos Klimt. Lisboa: Livros Horizonte.Idem (2008). Gaugin e as cores dos trópicos. Lisboa: Livros Horizonte.Lossani, Chiara (2010). Vincent Van Gogh e as cores do vento. Lisboa: Livros Horizonte.Thomas, Isabel (2019). Frida Kahlo. Amadora: Fábula.
 
Google Arts & CultureMoMA KidsFerramentas para elaboração de murais digitais 
 | 
 
          
          |  | Observações•    Para além da escrita das narrativas, poder-se-á pedir aos alunos que realizem trabalhos no âmbito de Educação Visual.•    Na sequência desta atividade, poderá prever-se uma sessão em que os alunos apresentem aos pais o que aprenderam sobre os pintores e as pinturas que selecionaram e também as histórias que escreveram.
 |