| 
    
       
        Leitura | Ler | 1.º Ciclo | Português | Dia Mundial da Língua Portuguesa | Leitura em voz alta
         
        
         
          
           
            Registo num mapa da origem de autores lusófonos; seleção e gravação de excertos de obras destes autores.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Localizar no mapa do mundo.Selecionar textos.Treinar a leitura em voz alta. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoRegisto num mapa da origem de autores lusófonos; seleção e gravação de excertos de obras destes autores.  
       O professor bibliotecário prepara antecipadamente um mural digital, na ferramenta Padlet, com o modelo mapa e seleciona na coleção da biblioteca um conjunto de obras literárias de autores da lusofonia.
 
Breve apresentação sobre a presença da língua portuguesa no mundo e o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio).
 
Formação de pares ou grupos de três alunos e entrega de uma ou duas obras a cada grupo.
 
Em pequeno grupo, os alunos:
  
         Exploram o(s) livro(s), procurando passagens interessantes e selecionando um excerto;Treinam a leitura em voz alta do excerto selecionado, podendo fazer essa leitura em alternância, em coro ou de acordo com o que que considerarem mais sugestivo;Pesquisam a nacionalidade do autor da obra e criam no mural digital Padlet um localizador;Encontram na internet uma reprodução da capa do livro e incluem-na no localizador criado;No localizador criado, procedem também à gravação do excerto cuja leitura prepararam, podendo realizar várias tentativas até considerarem que a gravação os satisfaz. Guardam a gravação final.
 
Os mapas da atividade são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 5. Conta, reconta e partilha histórias e leituras.8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.
 9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto.
 Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade.2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível1.º CicloPortuguês
 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | Observações 
       Pode ser preparado um mapa global para realização da atividade ou um mapa para cada turma participante.De acordo com a dimensão das obras selecionadas e com o tempo disponível para a realização da atividade, poderá ser solicitada aos alunos a sua leitura integral ou parcial.Tendo em conta a necessidade de proteção de dados e a partilha pública dos mapas, os alunos não devem identificar-se nos localizadores criados. |