Leitura | Ler | Comunicar | 1.º Ciclo | Português | Leitura autónoma | Ensino não presencial
Jogo com títulos de livros para fomentar a leitura autónoma.
 
 
 
 

Objetivos

  • Motivar para a leitura autónoma ou em família;
  • Reconhecer toda uma diversidade de títulos para leitura;
  • Estimular a curiosidade.

 

Desenvolvimento

Jogo com títulos de livros para fomentar a leitura autónoma.

  • O professor bibliotecário fornece ao professor titular de turma uma listagem dos títulos já requisitados, na biblioteca escolar, pelos alunos;
     
  • A partir dessa mesma lista o professor bibliotecário constrói um jogo (utilizando a ferramenta Wordwall ou Educaplay);

  • Aproveitando uma sessão síncrona da turma com o professor titular, o professor bibliotecário faz a apresentação do jogo aos alunos enunciando as regras: cada título aparece com as letras desorganizadas sendo necessário arrastar (ou pedir para arrastar) cada letra para a posição correta para assim se obter o título certo (o jogo acumula pontos consoante o tempo gasto na descoberta dos títulos);

  • O professor titular de turma disponibiliza a ligação para o jogo para que o mesmo seja realizado num determinado período;

  • Depois de jogarem, poderá gerar-se um diálogo no sentido de se verificar quem já leu determinado(s) título(s), fazendo-se breves sinopses com o intuito de despertar o interesse de quem ainda não o(s) conhece;

  • No final da sessão o professor bibliotecário poderá sugerir alguns títulos para leitura individual e disponibilizar ligações para livros digitais adequados à idade e que poderão originar sessões idênticas.

 

 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades;
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade;
2. Mostra interesse e gosto pela leitura;
3. Participa na troca e debate de ideias.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

 

Recursos

Observações

  • Atividade elaborada a partir da ideia “Inventa um título”: Roteiro para o uso da biblioteca escolar
  • Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o professor bibliotecário, com a regularidade que se achar pertinente, e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard