Leitura | Compreender | 1.º ciclo | Português | Compreensão escrita | Compreensão oral | Ensino não presencial | Gamificação | Leitura em voz alta | Leitura integral
Recurso periódico ao jogo para estímulo da compreensão leitora.

 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver a compreensão leitora.

 

Desenvolvimento

Recurso periódico ao jogo para estímulo da compreensão leitora.

  • Seleção de um livro para leitura pelos alunos;

  • Elaboração de um questionário interativo (jogo) de escolha múltipla cujas respostas alternativas sejam sempre Sim e Não.

  • Leitura partilhada em voz alta do livro (físico/ digital / audiolivro…)

  • Realização do jogo com o questionário interativo preparado. (Pode fazer-se por equipas, atribuindo pontos…).

  • O maior ou menor acerto permite conhecer o grau de compreensão do texto.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
7. Adquire progressivamente hábitos de leitura.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

 

Recursos

Observações

  • Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra)
  • Numa fase mais avançada, depois de esta atividade se tornar recorrente, pode propor às crianças/ alunos serem eles próprios a elaborar as questões que apresentam aos colegas.
  • Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard