| 
    
       
        Leitura | Ler| Comunicar | 1.º ciclo | Artes visuais | Português |Ensino não presencial | Ilustração |Oralidade | Partilha de opiniões
         
        
         
          
           
            Reconhecimento de semelhanças e diferenças na linguagem visual de diferentes ilustradores, através da observação/ leitura de diversas ilustrações. 
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Estimular a imaginação e construção do conhecimento.(Re)conhecer traços gráficos característicos de um ilustrador.Sensibilizar para diferentes tipos de ilustração. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoReconhecimento de semelhanças e diferenças na linguagem visual de diferentes ilustradores, através da observação/ leitura de diversas ilustrações.  
       Seleção de diferentes ilustrações (de vários livros de um mesmo ilustrador e de outros não relacionados).
 
Disposição das várias ilustrações num mural físico ou digital.
 
Leitura (texto e imagem) de um dos livros do ilustrador selecionado.
 
Em grande grupo, os alunos:
  
         Selecionam, de entre o conjunto de ilustrações disponibilizadas, as que foram realizadas pelo ilustrador escolhidoDebatem sobre as razões das escolhas.
 
Os professores identificam as respostas corretas e apresentam os títulos das obras a que pertencem. Trabalho posterior:  
       Os alunos replicam algumas das ilustrações da forma mais fiel possível, usando ferramentas digitais ou analógicas.A partir dos títulos das obras, os alunos escrevem um texto e ilustram-no, de acordo com as características identificadas. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
 Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias.4. Manifesta espírito crítico.
 5. Respeita diferentes opiniões.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível1.º CicloEducação Artística - Artes Visuais
 Português
 http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
 
 | 
 
     
     |   | Recursos 
       Emojis para impressão.•    Imagens de diferentes ilustradores.•    Ferramenta digital para criação de um mural:
 https://www.rbe.mec.pt/np4/bed-instrumentos/?text=murais
 
 | 
 
     
     |  | ObservaçõesEsta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a-distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra)Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.
 |