|   | DesenvolvimentoPreparação de uma campanha a desenvolver na escola/ comunidade local que apele à participação no movimento “A Hora do Planeta” e à adoção de comportamentos para proteção dos recursos naturais. Em pares ou pequenos grupos, os alunos: Em grande grupo, os alunos:  
       Debatem o significado e a intencionalidade do movimento “A hora do planeta”, o problema para o qual chama a atenção e a importância de alterar quotidianamente hábitos e ações individuais e coletivas.Distinguem, nos cenários observados, as ações que já conhecem/ praticam e as que podem/devem adotar.Identificam outras ações que promovam a proteção dos recursos naturais, nomeadamente no que respeita à água e às alterações climáticas. O professor transmite orientações aos alunos sobre a elaboração de slogans e sobre a utilização de imagens respeitando os direitos de autor, sugerindo o acesso a repositórios de imagens de uso livre e/ ou a criação das suas próprias imagens. Em pequenos grupos, os alunos:  
       Redigem textos curtos/ slogans que apelem à participação no movimento “A hora do planeta” e à adoção de comportamentos para proteção dos recursos naturais (ações que identificaram nos cenários e sugeridas pelos alunos).Selecionam imagens significativas que sustentem/ enfatizem as suas afirmações, Com os textos e imagens, criam infográficos, cartazes, spots para a rádio escola/ rádio local. Os trabalhos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento, na rádio local, … 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.
 Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media.5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
 |