Media | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Ciências Naturais | Português | Cartazes | Infográficos | Podcasts | Publicidade
Diálogo e reflexão sobre as atividades lúdicas que realizam com e sem dispositivos móveis.
 
 
 
 

Objetivos

  • Participar ativamente numa campanha em prol da sustentabilidade.
  • Refletir sobre comportamentos individuais e coletivos.
  • Criar um produto mediático.

 

Desenvolvimento

Preparação de uma campanha a desenvolver na escola/ comunidade local que apele à participação no movimento “A Hora do Planeta” e à adoção de comportamentos para proteção dos recursos naturais.

Em pares ou pequenos grupos, os alunos:

Em grande grupo, os alunos:

  • Debatem o significado e a intencionalidade do movimento “A hora do planeta”, o problema para o qual chama a atenção e a importância de alterar quotidianamente hábitos e ações individuais e coletivas.
  • Distinguem, nos cenários observados, as ações que já conhecem/ praticam e as que podem/devem adotar.
  • Identificam outras ações que promovam a proteção dos recursos naturais, nomeadamente no que respeita à água e às alterações climáticas.

O professor transmite orientações aos alunos sobre a elaboração de slogans e sobre a utilização de imagens respeitando os direitos de autor, sugerindo o acesso a repositórios de imagens de uso livre e/ ou a criação das suas próprias imagens.

Em pequenos grupos, os alunos:

  • Redigem textos curtos/ slogans que apelem à participação no movimento “A hora do planeta” e à adoção de comportamentos para proteção dos recursos naturais (ações que identificaram nos cenários e sugeridas pelos alunos).
  • Selecionam imagens significativas que sustentem/ enfatizem as suas afirmações, 
  • Com os textos e imagens, criam infográficos, cartazes, spots para a rádio escola/ rádio local.

Os trabalhos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento, na rádio local, …

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos
5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Ciências Naturais
Português
Cidadania e Desenvolvimento 

 

Recursos

Observações

A atividade pode ser desenvolvida, com adaptações, em outros ciclos do Ensino Básico.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard