|   | DesenvolvimentoAspetos positivos e negativos dos videojogos.  
       Sugestão de questões a colocar:Num jogo, têm sempre de existir adversários?Que tipos de jogos conhecem? (desportivos, de rua, de mesa – de tabuleiro, de cartas, de peças, de sociedade… , videojogos).Breve levantamento das atividades que os alunos gostam de fazer nos seus tempos livres:
  
         Elaborar uma lista com as atividades preferidas pelos alunos;Pedir aos alunos que tenham assinalado “jogar” que indiquem os tipos de jogos que praticam.
 
Conversa com os alunos sobre o que é para eles jogar
 
 
 
  
       Solicitar aos alunos que referiram os videojogos como atividades preferidas que indiquem os motivos por que gostam de jogar.
 
Pedir, sobretudo aos que assinalaram videojogos, contributos sobre as vantagens que encontram nos mesmos (aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …)
 
Voltando à lista, verificar, das atividades listadas, quais as que se podem realizar ao mesmo tempo que se está a jogar um videojogo. Concluir que há muitas atividades que deixam de realizar para estar a jogar.
 
Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo irá defender, em role-playing, uma das seguintes posições:
  
         Os videojogos são tão divertidos que devemos jogar sempre que nos apetece.Os videojogos são prejudiciais, porque nos tiram tempo para fazer outras atividades interessantes.
 
Organizar um debate, em jeito de Prós e Contras, moderado pelos professores, levando à compreensão de quais são os aspetos positivos e negativos dos videojogos. Positivos - Aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …
 Negativos – Podem provocar dependência, impedem-nos de fazer atividade física e/ou de experimentar atividades criativas, diminuem o convívio com família e amigos,…
 
 
  
       Discutir e registar estratégias para evitar o excesso de tempo passado a jogar. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 6. Analisa as suas escolhas face ao consumo de media, tendo em consideração gostos e preferências pessoais por programas, géneros, ...7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação online (invasão da privacidade, roubo de identidade, consumo excessivo de media, …).
 Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.2. Demonstra espírito crítico face aos media.
 
 |