PORDATA e PORDATA KIDS

Formação PORDATA

Objetivos
1. Ensinar a explorar informação estatística através da PORDATA;
2. Adquirir competências em literacia estatística.

Descrição
A Formação Pordata é realizada em sala de aula ou na biblioteca, pela equipa de formadores Pordata, em sessões de 60 a 90 minutos. Tem particular relevância para as disciplinas de MACS, Economia, Geografia e Sociologia embora se destine a alunos do secundário de todas as áreas/ disciplinas.  Pretende desenvolver competências de literacia estatística e, em simultâneo, dar a conhecer informação rigorosa e credível sobre Portugal, os municípios e a Europa.

Destinatários Alunos do ensino secundário e respetivos professores

Parceiros Fundação Francisco Manuel dos Santos; Pordata

Data de início 2010-2011


Atualização

Estão abertas as inscrições para as ações de formação sobre a Pordata e a Pordata Kids.

Estas ações podem ser:

presenciais, nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, sendo o n.º máximo de alunos por sessão definido pela Escola/ Agrupamento, de acordo com o estabelecido para as atividades letivas;

• a distância, via Zoom, Google Meet ou Microsoft Teams, nos Agrupamentos/ Escolas de outras regiões do país.

 As condições são as já conhecidas: a formação Pordata é dirigida a alunos do ensino secundário e a formação Pordata Kids a alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos do ensino básico.

As sessões são gratuitas e têm a duração de 50 a 90 minutos, apenas se exigindo uma sala com computador, projetor de vídeo e ligação à Internet.

Agrupamentos e Escolas não agrupadas podem inscrever o n.º de turmas que desejarem, numa e noutra formação.  Após a receção das inscrições, a equipa da Academia Pordata procederá ao contacto com o Agrupamento/Escola a fim de agendar as diferentes ações solicitadas. Solicita-se uma única inscrição por Agrupamento/Escola de modo a racionalizar o agendamento das sessões. O formulário de inscrição está disponível aqui>>

Para qualquer esclarecimento adicional, por favor dirigir-se a: <academiapordata@ffms.pt> ou <cfcosta@ffms.pt>.

O plano de formação 2020/ 2021 pode ser suspenso ou alterado, a qualquer momento, em função da evolução da pandemia e das orientações emanadas das autoridades oficiais.

NOTÍCIAS