Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente marcada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social, designadamente na educação e na escola.
Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje, não só de dominar os saberes convencionais, como um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas.
As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador destas múltiplas literacias, cada vez mais decisivo para as aprendizagens e a capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.
O referencial Aprender com a biblioteca escolar é, desde 2013, um instrumento determinante na persecução destes objetivos, tendo sido atualizado em 2017 de forma a abranger o ensino secundário e a incorporar todos os contributos dados até então.
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A preocupação face às exigências atuais tem determinado a colocação na agenda das instituições educativas, de quadros de referência sobre as aprendizagens dos alunos que hoje cabe à escola garantir, sendo de assinalar a integração curricular nestes quadros, de um conjunto de conhecimentos e capacidades transversais, considerados nucleares no nosso tempo.
Na área específica das bibliotecas, estes referenciais têm também sido abundantes e revelado uma grande evolução no seu âmbito e base conceptual, paralela à confluência da informação com as novas tecnologias, média e ambientes digitais e ao peso crescente das bibliotecas nos domínios da leitura e das literacias.
A integração explícita e intencional em projetos e atividades realizadas com e pelas bibliotecas escolares, de competências nas áreas da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, constitui uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens.
O referencial Aprender com a biblioteca escolar, instrumento fundamental na ação das bibliotecas escolares, tem vindo a reforçar o seu valor como parceiras para a melhoria do ensino e da aprendizagem, o progresso dos níveis de multiliteracia e o sucesso educativo em todos os níveis de escolaridade, como é demonstrado pelo número sempre crescente de bibliotecas que implementam este instrumento (1840 em 2018/ 19). Através do preenchimento anual da Base de Dados RBE, tem sido deixada clara a relevância deste tipo de intervenção, na melhoria das aprendizagens dos alunos, no aumento dos seus conhecimentos e capacidades nas áreas de literacia, no desenvolvimento de atitudes e valores e na criação de oportunidades de formação/ socialização e crescimento pessoal.
A implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar é acompanhada no terreno pelos Coordenadores Interconcelhios, sob supervisão do Gabinete Coordenador da RBE.
![]() 2.ª edição, revista e aumentada. |
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