Projetos

Cientificamente provável

Edição 2022-2023

[21.10.2022]

Está em curso a 5ª edição do Programa Cientificamente Provável.

À semelhança das edições anteriores, para participar neste Programa as bibliotecas escolares deverão estabelecer contactos com Unidade(s) de Investigação e/ou Biblioteca(s) de Ensino Superior que considerem mais adequadas, em função das áreas científicas do seu interesse e da relativa proximidade geográfica.

Já pode ser consultada, ao lado, a listagem, recolhida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), das entidades do ensino superior que se inscreveram para participar neste programa no ano 2022-2023.

Esta mesma listagem está disponível no Sistema de Informação RBE, acrescida dos contactos fornecidos pelos interlocutores de cada Unidade de Investigação / Biblioteca de Ensino Superior, para que as bibliotecas escolares possam contactá-los diretamente. 

Os professores bibliotecários e os interlocutores da(s) entidade(s) parceira(s) do ensino superior, deverão estabelecer um plano de atividades a desenvolver, de forma autónoma, em função dos interesses e necessidades dos alunos e das disponibilidades dos investigadores.

Seguidamente, deverá ser feito o registo da parceria através do formulário disponível ao lado, até 25 de novembro de 2022. O preenchimento deste formulário é feito pelo/a professor/a bibliotecário/a, depois de acordadas as atividades a desenvolver com a(s) entidade(s) parceira(s).

Cada escola pode desenvolver parcerias com uma, ou várias, entidades do ensino superior, devendo ser submetido um formulário por cada parceria estabelecida. 

Estas parcerias, entre cada escola e cada entidade do ensino superior, não carecem de protocolo formal, devendo reger-se pelo estipulado no Protocolo global do programa Cientificamente Provável, que pode ser consultado ao lado.

Para mais informações, contactar cientificamente-provavel@bibliotecasescolares.pt

Objetivos
1. Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares;
2. Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia da áreas informação;
3. Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.

Descrição
Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da RBE, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa incentivar e enquadrar o estabelecimento de parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior. Essas parcerias são desenvolvidas autonomamente, nos moldes que mais se adequem às entidades envolvidas, e em qualquer área do conhecimento.

Destinatários
Agrupamentos de escolas e Escolas não agrupadas, dos sistemas de ensino público e particular; alunos de todos os níveis de ensino e professores de todas as áreas disciplinares.



Parceiros
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. As parcerias desenvolvidas no âmbito do projeto são estabelecidas entre escolas, através das bibliotecas escolares, e unidades de investigação e/ou bibliotecas de ensino superior.
 
Data de início
2018
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard