Projetos

Cientificamente provável

Edição 2023-2024

[29.01.2024]

Está em curso a 6ª edição desta iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa incentivar o estabelecimento de parcerias entre Escolas Básicas/ Secundárias e Unidades de Investigação ou Bibliotecas do Ensino Superior, com o objetivo de enriquecer o percurso formativo dos jovens e de lhes proporcionar o contacto com investigadores e estruturas do ensino superior, motivando-os a aprofundar conhecimentos e a prosseguir estudos superiores nas áreas do seu interesse.

Este programa está aberto em permanência e desenvolve-se de acordo com a seguinte tramitação:

  1. As entidades do ensino superior interessadas em participar estão incluídas na listagem inserida nesta página. Todas as que ainda não tenham aderido ao programa, podem fazê-lo, registando-se no formulário disponível (ao lado) que está em permanente atualização.

  2. Os professores bibliotecários, em articulação com os colegas das diferentes áreas disciplinares, escolhem uma, ou mais, entidade(s) do ensino superior, com quem pretendam estabelecer atividades, entre aquelas que manifestaram interesse em participar e, por conseguinte, constam na listagem.

  3. Cabe aos professores bibliotecários entrar em contacto com o(s) interlocutor(es) indicados por cada entidade do ensino superior para, em conjunto, desenharem um programa estruturado de atividades, de acordo com os interesses e necessidades dos alunos do ensino básico/ secundário e as disponibilidades dos investigadores do ensino superior.

  4. A listagem disponível nesta página contém apenas informação relativa às entidades de ensino superior. Para entrar em contacto com os interlocutores por elas designados, os professores bibliotecários devem usar a listagem onde constam os nomes e contactos dos interlocutores, que está disponível no sistema de informação (SI-RBE).

  5. Uma vez desenhado o programa de atividades, considera-se que está estabelecida uma parceria entre a escola e a entidade do ensino superior, não carecendo de protocolo específico. Todas as parcerias funcionam ao abrigo do Protocolo global do programa, disponível nesta página.

  6. Estabelecido o programa de atividades, os professores bibliotecários das escolas devem registar, até 8 de março de 2024, a(s) parceria(s) no formulário de recenseamento. Para cada parceria deve ser preenchido um formulário.

  7. O programa de atividades desenvolvidas é desenhado em total autonomia pelos parceiros, podendo nele incluir-se: conferências; workshops; oficinas; encontros informais com investigadores; visitas de estudo ou de campo às universidades ou a outros locais relacionados com as áreas de investigação; produção e troca de recursos; ou quaisquer outras atividades que sejam pensadas para atingir as finalidades deste programa.

Para conhecer melhor os objetivos subjacentes ao programa Cientificamente Provável e às suas atividades, recomenda-se a consulta do texto Cientificamente provável: esclarecer e empoderar os/as jovens.

Inscrição

[14.12.2023]

As Unidades de Investigação ou Bibliotecas de Ensino Superior que queiram participar neste programa devem inscrever-se através do Formulário disponível nesta página.
 
Nota: as UI/BES que já tenham participado em anos anteriores estão dispensadas de se registar através no presente formulário. Ele destina-se à recolha de entidades que não tenham, ainda, integrado este Programa e o desejem fazer a partir do corrente ano letivo de 2023-24.

Edição 2023-2024

[30.09.2023]

Como se pode ler no seu Protocolo de criação, este programa concretiza-se através do estabelecimento de parcerias entre escolas básicas e/ou secundárias e entidades de ensino superior.

Essas parcerias são desencadeadas pelos professores bibliotecários, mediante o estabelecimento de contactos com entidades de ensino superior do seu interesse, entre as que se manifestaram disponíveis para participar neste programa.

A listagem das unidades de investigação e bibliotecas de ensino superior disponíveis para participar é, anualmente, atualizada, com a mediação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A atualização dessa listagem estará concluída até final de dezembro de 2023 e será publicada, aqui, no início de janeiro de 2024.

Entretanto, todas as parcerias que se vinham a desenvolver entre escolas e entidades do ensino superior, podem, e devem, prosseguir. Em fevereiro será aberto, aqui, um formulário para registo das escolas que se encontrem a participar neste programa.

Objetivos
1. Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares;
2. Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia da áreas informação;
3. Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.

Descrição
Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da RBE, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa incentivar e enquadrar o estabelecimento de parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior. Essas parcerias são desenvolvidas autonomamente, nos moldes que mais se adequem às entidades envolvidas, e em qualquer área do conhecimento.

Destinatários
Agrupamentos de escolas e Escolas não agrupadas, dos sistemas de ensino público e particular; alunos de todos os níveis de ensino e professores de todas as áreas disciplinares.



Parceiros
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. As parcerias desenvolvidas no âmbito do projeto são estabelecidas entre escolas, através das bibliotecas escolares, e unidades de investigação e/ou bibliotecas de ensino superior.
 
Data de início
2018
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard