Ensino Secundário


- Conhecer a organização do espaço urbano da cidade-quartel de Elvas;

- Conhecer o património local (neste caso, o Museu Militar de Elvas);

- Despertar o sentido estético face à literatura, história, cultura e património.


Esta atividade envolveu a biblioteca escolar e disciplinas de Literatura Portuguesa, Português, História e Geografia e a colaboração do Museu Militar de Elvas.

  1. Os alunos fazem, com a ajuda dos professores, uma seleção dos textos que vão ser lidos no museu.
  2. Cada aluno trabalha o seu texto para que o possa conhecer bem e preparar uma leitura expressiva.
  3. Todos fazem visita guiada ao Museu Militar de Elvas. Ao longo da visita e espaços do museu, cada aluno é convidado a fazer a leitura expressiva do texto que preparou, relacionando cada excerto com os diferentes espaços do museu e, consequentemente com os momentos históricos aí representados.

Por exemplo, numa das salas dedicadas à I Guerra Mundial é lido um excerto da obra A filha do capitão de José Rodrigues dos Santos.

A visita termina na sala Centro Interpretativo do Património, onde os alunos são convidados a fazer uma Leitura da Cidade sobre a organização do espaço urbano (dentro das muralhas) da cidade-quartel de Elvas.

  1. Os alunos registam, por escrito, o que viram no museu, o que lhes chamou mais a atenção, bem como as suas impressões face à visita e forma como decorreu, podendo incluir fotografias.

Esta atividade poderá ser feita com alunos de outras áreas disciplinares ou cursos profissionais, envolvendo outras disciplinas e em parceria com outros museus ou Biblioteca Municipal, adequando os textos aos conteúdos expostos nos espaços a visitar.


Fundo documental da biblioteca escolar, Biblioteca do Museu Militar e Biblioteca Municipal de Elvas; computadores com ligação à Internet, livros e fotocopias dos textos.


Azinhais, Maria & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.

Fonte da imagem: Rodrigues dos Santos, J. (2004). A filha do Capitão. https://www.gradiva.pt/catalogo/14388/a-filha-do-capitao

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard