Estratégia > Avaliação

Avaliação da biblioteca escolar 2023

Encerramento dos questionários de avaliação

[27.04.2023]

Informa-se que a data de encerramento dos questionários de avaliação foi adiada para 19.05.2023.


A  avaliação  da  biblioteca  escolar  visa  determinar  até  que  ponto  a  missão,  as  metas  e  os  objetivos  estabelecidos  para  as  bibliotecas  estão  ou  não  a  ser  alcançados,  identificando  as  práticas  que  têm sucesso e que deverão manter-se e os aspetos a otimizar.

Em 2022/ 2023 decorre o segundo ano do ciclo de implementação do Modelo de avaliação da biblioteca escolar. De acordo com este modelo, as bibliotecas devem continuar a apostar na melhoria, repercutindo esse esforço nos seus planos anuais de atividades, e avaliar o seu trabalho e desempenho através da aplicação  de  um conjunto  alargado  de  instrumentos,  nos  quais  se  incluem  os  questionários disponibilizados  pela  Rede  de  Bibliotecas  Escolares  (RBE).

Para  além  da  aplicação  faseada  destes questionários,  é  essencial  que  as  escolas  assegurem,  no  decurso  do  ano  letivo,  a  recolha  de  outras evidências quantitativas e qualitativas que coadjuvem o processo de avaliação da biblioteca. 
 Fases do ciclo de avaliação

Fases do ciclo de avaliação 

Calendário

O Sistema de informação RBE disponibilizará, através da aplicação informática de apoio à avaliação, os meios necessários para o envio dos questionários, a recolha e tratamento dos dados e a elaboração do relatório de avaliação, de acordo com o calendário seguinte:

No final do ano letivo, as escolas deverão descarregar e arquivar a totalidade dos documentos referentes ao período de 2021 a 2023, de modo a poder iniciar-se a preparação de um novo ciclo avaliativo. 

Bibliotecas a avaliar

A lógica sequencial conferida ao modelo de avaliação, de alternância da implementação de estratégias de melhoria e avaliação de resultados, aconselha a que se mantenham no segundo ano deste ciclo as mesmas bibliotecas que o iniciaram em 2021/ 2022.

Mantém-se, assim, o critério subjacente ao número de bibliotecas a avaliar em cada agrupamento de escolas:

Pedido de escusa

As escolas que, por razões substantivas, estejam impossibilitadas de efetuar o procedimento de avaliação no corrente ano letivo, deverão submeter, até 30 de junho de 2023, o pedido de isenção, através deste formulário.

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