Projetos

Clássicos em rede

Edição 2023-2024

Trabalhos de Artes - alargamento de prazo

[10.04.2024]

Tendo em conta que as aulas do 3º período só começaram no dia 8 de abril, o prazo de submissão dos trabalhos de artes foi dilatado. Assim, eles podem ser submetidos até ao final da quarta-feira, 17 de abril.

Submissão de trabalhos

[20.02.2024]

Disponibilizam-se, nesta página, as hiperligações para os formulários onde devem ser submetidos os trabalhos das diversas categorias e escalões etários. 

De acordo com o calendário, até 22 de março devem ser submetidos os trabalhos escritos; e até 12 de abril os trabalhos nas restantes modalidades. 

Para cada trabalho deve ser submetido um formulário, selecionandoo de acordo com a categoria e o escalão etário dos alunos autores.

O que deve preparar

Pode abrir e consultar os formulários para saber antecipadamente o que neles se pede, mas é necessário considerar o seguinte:

Tenha atenção à qualidade das imagens (é desejável que tenham 1Mb ou mais) e ao seu enquadramento (fotografar o trabalho de preferência contra um fundo liso e neutro). 
Pode fazer upload até um máximo de:

Hiperligações para a submissão de trabalhos

 Escrita

 Desenho/ ilustração/ fotografia/ BD não digital

 Escultura / instalação

 Vídeos

 Recursos digitais

Esc A
(4º, 5º, 6º)
Esc A
(4º, 5º, 6º)
Esc A
(4º, 5º, 6º)
Esc A
(4º, 5º, 6º)
Esc A
(4º, 5º, 6º)
Esc B
(7º, 8º, 9º)
Esc B
(7º, 8º, 9º)
Esc B
(7º, 8º, 9º)
Esc B
(7º, 8º, 9º)
Esc B
(7º, 8º, 9º)
Esc C
(10º, 11º, 12º)
Esc C
(10º, 11º, 12º)
Esc C
(10º, 11º, 12º)
Esc C
(10º, 11º, 12º)
Esc C
(10º, 11º, 12º)

 


Lançamento

[05.12.2023]

Olimpíadas da Cultura Clássica

Temas:

Inscrições:

Para participar as escolas devem inscrever-se no formulário de inscrição, disponível nesta página.

Calendarização:

Data-limite para a inscrição nesta edição 2023-2024:

Datas-limite para o envio dos trabalhos:

Para confirmar as modalidades de participação e outras informações importantes, consulte o Regulamento 2023-2024.

 
Histórico
2022-2023
2021-2022
2020-2021
2019-2020
2018-2019
2017-2018
2016-2017 (Lançamento)
Objetivos
1.    Divulgar o conhecimento da Cultura Clássica, estimulando a curiosidade dos alunos pelas civilizações da Antiguidade.
2.    Mostrar a presença da Cultura Clássica na atualidade, nas mais diversas áreas: nas línguas e literaturas, na música, no cinema, na ciência, no direito, na própria matriz do sistema democrático e em muitos vertentes do quotidiano. 
3.    Estimular a criatividade dos alunos através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.


Descrição
Clássicos em rede é um programa de atividades para alunos dos ensinos básico e secundário, destinado a divulgar a Cultura Clássica e a mostrar aos alunos as suas marcas na atualidade.
O programa inclui várias iniciativas, entre as quais a organização das Olimpíadas da Cultura Clássica, um concurso destinado a alunos do 5º ao 12º ano, que inclui Desafios escritos e Desafios de artes / multimédia, que estimulam a criatividade dos alunos apelando à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.


Destinatários 
Agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, dos sistemas de ensino público e particular; alunos de todos os níveis de ensino.
 
Parceiros Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e autoras do projeto Olimpvs.net.

Apoios 
ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Colégio Minerva
Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 
Museu de Lisboa - Teatro Romano e Fundação Cidade de Ammaia. 
Associação Clenardus - Promoção e Ensino da Cultura e Língua Clássicas, APEC - Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e APLG - Associação de Professores de Latim e Grego. 
Booksmile – 20/20 EditoraEditora ObjetivaEditorial CaminhoGradiva Editora,  Livros CotoviaPorto Editora,  Quetzal Editores e Zéfiro Editora.
 
Data de início
2017
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard