No dia 8 de fevereiro, entre as 10 e as 11 horas ou, em alternativa, entre as 15 e as 16 horas realizar-se-ão duas sessões de mediação, à distância, da exposição Faraós Superstars, aberta ao público no Museu Calouste Gulbenkian.
Cada sessão, com a duração de uma hora, terá o seguinte alinhamento:
As sessões são de acesso livre e dirigidas a todos os alunos e professores inscritos em Faraós Superstars: Desafio de Projetos!, iniciativa do Museu em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares.
As hiperligações para acesso às sessões são as seguintes:
10:00 – 11:00 horas: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_90ZBHHHgQPazho_tGWbf8g
15:00 – 16:00 horas: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_Its50QPTRDeus7xwJJvfxA
Apenas será possível assistir às sessões em tempo real; não serão disponibilizadas gravações.
Webinar
Com a colaboração da Coordenadora de Mediação do Museu Calouste Gulbenkian, Dra. Inês Brandão, irá realizar-se na sexta-feira, dia 20 de janeiro, entre as 15:00 e as 15:35 horas, uma sessão de sensibilização, à distância, via Zoom, dirigida a todos os professores bibliotecários e outros professores interessados e na qual os participantes podem intervir com comentários e questões. A ligação para entrar nesta sessão é a seguinte: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_EpDGyhdbTyOUyJD7_JFEtA
A sessão durará 35 minutos e terá o seguinte alinhamento:
1. Manuela Silva (Coordenadora RBE): Boas-vindas;
2. Inês Brandão (Coordenadora de Mediação do Museu Calouste Gulbenkian): Faraós Superstars e a cultura contemporânea;
3. Liliana Silva (RBE): Ideias para projetos;
4. Resposta a questões e comentários dos participantes por todos os oradores.
Encontros à distância
A partir de fevereiro, todos os professores inscritos neste Desafio de Projetos que não possam visitar presencialmente a Exposição, poderão participar num encontro à distância, dinamizado pela Dra. Inês Brandão e com a colaboração da RBE, que facilitará a aproximação aos recursos e aos conteúdos da Exposição.
Ainda está a tempo de se inscrever!
Apresentação de um projeto escolar que dê conta de uma visão própria dos faraós no Antigo Egito e na atualidade.
Os projetos devem ser obras originais sobre o tema dos Faraós e devem ser realizados, individualmente ou em grupo, por crianças e jovens, apresentados em língua portuguesa ou conter legendas em português, orientados por um professor bibliotecário ou outro docente e não conter material que viole direitos de autor e direitos conexos.
Os projetos podem ter um âmbito informativo/ documental, literário, artístico/ ficcional.
Sessão à distância
Em fevereiro de 2023 (dia a agendar), para lançamento dos projetos nas escolas, o Museu Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, realizará uma sessão à distância para enquadramento e exploração da exposição. Esta sessão é dirigida a docentes das escolas que tenham manifestado interesse em realizar com os seus alunos projetos neste âmbito e é de participação voluntária.
Visita à exposição
Os alunos e respetivo professor responsável, inscritos na iniciativa, que pretendam, até 4 de março, visitar a exposição, podem fazê-lo desde que o Museu tenha disponibilidade para a visita e, neste caso, beneficiarão de entrada e mediação gratuita. O Museu tem disponibilidade para visita mediada gratuita à exposição até 25 turmas.
Para todos aqueles que, pretendendo fazer a visita à exposição, não tenham forma de deslocação, o Museu Calouste Gulbenkian prevê a possibilidade de encontros à distância, a agendar, e mediante disponibilidade, para dar a conhecer os conteúdos desta exposição.
Serão selecionados até 5 projetos, um para cada categoria, para apresentação pública.
A todos os alunos e professores envolvidos em cada um destes 5 projetos, a Fundação Calouste Gulbenkian dará a oportunidade de deslocação para a sua apresentação pública, na semana de 18 de maio de 2023, a qual inclui entrada livre para os jardins e exposições do Museu/ Fundação Calouste Gulbenkian
Consulte documento para conhecer todas as disposições