Projetos

Media@ção

O n.º de trabalhos apresentados à edição 2020-2021 do concurso Media@ção aumentou significativamente em relação aos anos anteriores, particularmente em relação a 2019-2020, o ano escolar mais atípico de todos, com o início da pandemia Covid-19. 

Foram recebidos 212 trabalhos, 39 na categoria 1.º/ 2.º ciclos do ensino básico e 173 na categoria 3.º ciclo/ secundário.

O júri agradece o empenho de alunos e professores e felicita todos por esta participação expressiva!

Na categoria 1.º e 2.º ciclo mantém-se, no entanto, um n.º relativamente baixo de trabalhos e, este ano, nenhum atingiu a qualidade necessária para lhe ser atribuído Prémio. Há apenas uma Menção Honrosa a distinguir um trabalho na categoria de 1.º/ 2.º ciclos, situação que é prevista no regulamento do Concurso.

O tema “a minha experiência com os media em tempo de pandemia” proporcionou formas de expressão e de abordagem muito diversificadas. Destacamos a subida do n.º de podcast em relação aos anos anteriores, sinal da valorização que este formato tem conhecido dentro e fora da escola. Destacamos igualmente o surgimento, através de estudantes de cursos profissionais e artísticos, de uma linha de trabalhos revelando grande domínio da linguagem audiovisual, uma vertente mais experimental e mensagens de cariz mais metafórico, poético ou mesmo filosófico. Diversamente destes, a maioria dos trabalhos situou-se numa linha, digamos, mais realista, mas com trabalhos não menos interessantes, pela forma criativa como testemunham a relação vivida com os media e o toque de humor que alguns apresentam.

Atendendo a esta diversidade e riqueza e aos critérios de apreciação definidos no Regulamento, o júri decidiu atribuir os prémios e menções que a seguir se apresentam. Como referido, não há prémios na categoria 1.º/ 2.º ciclos. Na categoria 3.º ciclo/ secundário, o 1.º e o 2.º prémio são atribuídos a mais do que um trabalho, em situação ex aequo.


Categoria 1.º/ 2.º ciclos
Não foram atribuídos prémios, de acordo com o art.º 7.º do regulamento (ponto 5)

Menção Honrosa


Categoria 3.º ciclo/ secundário

Menções Honrosas

Os trabalhos distinguidos serão publicados no canal Youtube do concurso à medida que forem recebidas as declarações de consentimento informado.
Mais uma vez devido à pandemia, não haverá cerimónia presencial de entrega de prémios e menções, pelo que os mesmo serão enviados para as escolas durante o mês de julho.
Acrescentamos que alguns dos restantes trabalhos, não obstante maiores fragilidades que possam apresentar, constituem apreciáveis testemunhos dos alunos sobre os tempos de confinamento a preservar e divulgar, pelo que o júri irá efetuar as diligências necessárias para tal.


[lançamento do concurso 2020-2021 ]

Está de volta nova edição do concurso Media@ção.

A novidade maior está no tema a abordar A minha experiência com os media em tempos de pandemia e, ainda, na integração de outras duas entidades promotoras, o Plano Nacional de Cinema e o Centro Nacional de Cibersegurança.

Os trabalhos a apresentar seguem o formato das edições anteriores, isto é, podem ser vídeos ou podcast de 3 minutos. A participação no concurso não necessita de inscrição, basta a entrega dos trabalhos até ao dia limite: 7 de abril de 2021.

 
Objetivo 
Incentivar o uso crítico, responsável e criativo dos media, como instrumentos de cidadania e de liberdade de expressão.
Descrição
Concurso de trabalhos vídeo e podcast, aberto a alunos de escolas públicas, privadas, profissionais e ainda de escolas portuguesas no estrangeiro ou que integram a rede de ensino de português no estrangeiro. Anualmente é publicado um regulamento onde constam os temas e prémios de cada edição, assim como as especificações que os trabalhos devem seguir.
Destinatários
Alunos do ensino básico, secundário e profissional

Data de início
2017

Parceiros
Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação Altice Portugal (FAPT), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), Plano Nacional de Cinema (PNC) e Centro Nacional de Cibersegurança.
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard