Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares

O Relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares contém os princípios, bases e linhas de orientação que estiveram na origem da criação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares.

A criação deste Programa remonta a dezembro de 1995, quando, por iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Cultura, foi criado, pelo Despacho Conjunto n.º 43/ME/MC/95, um grupo de trabalho, com o fim de analisar e propor medidas tendentes a incentivar a utilização do livro nas metodologias de ensino e na organização do tempo escolar e o desenvolvimento de bibliotecas nas escolas dos diferentes níveis de ensino.

Do trabalho deste grupo, definido através do Despacho Conjunto n.º 5/ME/MC/96, de 9 de janeiro, de que fizeram parte Isabel Veiga (coordenadora), Cristina Barroso, José António Calixto, Teresa Calçada e Teresa Gaspar, resultou o referido relatório.

Foi com base neste documento de referência que, no ano seguinte, foi decidido, por ambos os ministérios, dar início ao lançamento faseado de um programa de instalação de uma Rede de Bibliotecas Escolares.

 

Veja também:
Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares
Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares: relatório síntese
Rede de Bibliotecas Escolares - School Libraries Network (apresentação bilingue do Programa)
NOTÍCIAS