Moçambique

Moçambique

Em setembro de 2008 o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lançou, em articulação com o Plano Nacional de Leitura (PNL), um Projeto em Moçambique com vista à integração na RBE da Biblioteca da Escola Portuguesa de Moçambique (EPM) e à criação de bibliotecas e promoção da leitura em escolas moçambicanas.

A criação deste projeto de cooperação decorreu da convicção geral do valor da educação como fator de desenvolvimento e da importância de uma educação básica de qualidade que promova o conhecimento e as competências dos cidadãos e contribua para o progresso económico-social das populações. Resultou também da consciência da situação de enorme carência que, ainda hoje, se vive nas escolas moçambicanas. Carência esta sentida não só a nível de infraestruturas, a começar pelo ainda muito deficitário número de escolas e salas de aula, e inexistência de laboratórios, bibliotecas e outros espaços educativos, mas também a nível de equipamentos, livros e outros recursos e meios de informação, cabendo às bibliotecas escolares (BE) um papel muito importante, como fator de equidade no acesso ao conhecimento e a bens de cultura.

Uma outra motivação derivou ainda do reconhecimento, sobretudo num sistema de ensino que enfrenta enormes dificuldades relacionadas com a formação dos professores e a qualidade dos serviços educativos como o moçambicano, do papel particular que as bibliotecas podem jogar neste domínio, como forma de melhoria e enriquecimento do ensino e da aprendizagem, levando às salas de aula e aos professores livros e outros materiais para o trabalho com os seus alunos.

Por fim, deve realçar-se a importância desta iniciativa no âmbito de uma política mais vasta de afirmação da língua portuguesa, contribuindo através do acesso ao livro e a outros materiais escritos, para a melhoria das competências linguísticas de leitura, escrita e oralidade dos alunos e um melhor domínio da língua portuguesa pelas populações futuras.

 

Veja também: Moçambique: parcerias internacionais
NOTÍCIAS