Oeiras Internet Challenge Nacional

Oeiras Internet Challenge Nacional

Objetivo
Desenvolver competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação disponível na Web, promovendo não só a utilização eficaz das ferramentas de pesquisa e recuperação da informação, mas também a análise crítica e seletiva da informação e/ou fontes de informação. 

Descrição
O Oeiras Internet Challenge (OIC) é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, e consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha. Dirigido à comunidade escolar do ensino secundário, visa o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação. 

Nesta edição, realizada em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, o torneio em forma de quiz, com recurso ao software pedagógico Kahoot, é alargado a nível nacional. Os conteúdos aos quais os participantes devem responder incidem sobre cultura geral, literacia digital, língua portuguesa e capitais europeias de cultura, em linha com a candidatura de Oeiras para 2027.  

Os três vencedores vão receber os seguintes prémios: 1.º voucher FNAC 500 euros; 2.º voucher FNAC 250 euros; 3.º voucher FNAC 100 euros.
As Bibliotecas Escolares receberão também: 1.º voucher FNAC 300 euros; 2.º voucher FNAC 200 euros; 3.º voucher de 100 euros.
Serão, ainda, oferecidos três vouchers Kobo aos Professores Bibliotecários.

Destinatários Todas as Bibliotecas Escolares integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, através da participação de alunos do ensino secundário. 

Parceiro Município de Oeiras

Data de início 2021


Atualização

As inscrições são realizadas em formulário próprio, disponível aqui, tendo o prazo sido prorrogado até 31 de março de 2021
Consulte abaixo as Normas de participação e o Cartaz. 
Mais informações e materiais de apoio no blogue da iniciativa. 

 

Normas [PDF]
Normas
 
Cartaz [JPG]
Cartaz
NOTÍCIAS