Ler | Compreender | Comunicar | 1.º ciclo |  Artes Visuais | Português | Compreensão escrita | Escrita| Oralidade
Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de pequenos textos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Manifestar preferências com base em leituras.
  • Apreciar a arte.
  • Conhecer obras de pintores famosos.
  • Observar pinturas em detalhe.
  • Exprimir ideias oralmente.
  • Escrever histórias com base em pinturas.

 

Desenvolvimento

Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de pequenos textos.

  • Conversa com os alunos sobre pintores e pinturas que conhecem.

  • Apresentação dos livros sobre esta temática existentes na biblioteca.

  • Escolha pelos alunos do livro que vão requisitar, ou pelo professor titular do título que vai abordar na aula.

  • Finda a leitura do(s) livro(s), e depois de um diálogo sobre o(s) mesmo(s), exploração em Google Arts and Culture ou em MoMA Kids de obras do(s) pintor(es), exercitando a capacidade de observação e interpretação dos alunos e chamando a sua atenção para todos os pormenores relevantes.

  • Sabendo antecipadamente que terão de escrever uma pequena história a partir de uma pintura, seleção por cada par de alunos de uma pintura de que ambos gostem e apresentação oral das razões da sua preferência.

  • Escrita das narrativas, ao lado das respetivas imagens, num mural digital preparado pelos docentes.

  • Melhoria dos textos produzidos.

  • Partilha das histórias com os colegas. Troca de opiniões.

  • Reflexão sobre a atividade.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Educação Artística - Artes Visuais
Português

 

Recursos

  • Livros sobre pintura e pintores.
Sugestão: Coleção Grandes Pintores, de Isabel Zambujal 

Observações

  • Para além da escrita das narrativas, poderá pedir-se aos alunos que pintem a sua versão do quadro que escolheram.
  • Na sequência desta atividade, poderá prever-se uma sessão em que os alunos apresentem aos pais o que aprenderam sobre os pintores e as pinturas que selecionaram e também as histórias que escreveram.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard