Media | Produzir | 1º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Artística - Artes Visuais | Educação Artística – Música | Vídeos | Cartazes
Realização de uma campanha de alerta para a comunidade escolar, no âmbito da defesa dos direitos dos animais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver uma campanha publicitária a favor da proteção dos direitos dos animais. 
  • Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à melhoria do seu quadro de vida.
  • Selecionar diferentes fontes de informação e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples. 
  • Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.

 

Desenvolvimento

Realização de uma campanha de alerta para a comunidade escolar, no âmbito da defesa dos direitos dos animais.

  • Os alunos:

    • Leem e exploram textos literários quanto ao conteúdo e às diferentes abordagens aos maus tratos a animais (animais em via de extinção; animais de circo em cativeiro; abandono de animais domésticos; animais usados em testes de laboratório...);

    • Analisam e debatem diversos textos informativos, em suportes audiovisuais variados;

    • Procuram informação fundamentada para a criação de vídeo, de cartazes,.. para a campanha, em revistas e jornais, livros, documentários, existentes na biblioteca;

    • Preparam e produzem um filme publicitário (fotografia, som, gravação de voz, texto...), cartazes com o mesmo layout ou outros produtos, procurando desenvolver uma marca identificativa.

  • Por fim, apresenta-se o trabalho final (pais/encarregados de educação e outros elementos da comunidade escolar) e procede-se à sua divulgação nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (impresso, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia...).
2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores.
4.  Utiliza videojogos e software educativo/ apps previamente selecionados para responder a tarefas/ desafios de aprendizagem.
5. Usa alguns media e ambientes online pré-selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.

Atitudes/ Valores:

1.Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Educação Artística - Artes Visuais
Educação Artística – Música
Estudo do Meio 
Português

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

  • Textos literários:
    • Stradt, S., Boisrober, A.& Rigaud, L. (2012). Na floresta da preguiça. Figueira da Foz: Bruaá.
    • Bucay, J. (2008). O elefante acorrentado. Lisboa: Arte Plural
    • Cali, D & Ninamasina. (2012). Arturo. Figueira da Foz: Bruaá.
    • Cali, D & Ninamasina. (2012). Arturo. Bruaá. [Em linha]

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard